Monografia “amor e humor gerando resultados na gestão de pessoas”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONOGRAFIA “AMOR E HUMOR GERANDO RESULTADOS NA GESTÃO DE PESSOAS”


INTRODUÇÃO


Na vida, por mais que o dinheiro seja um mal indispensável, o coração ativo, batendo forte, e o amor pelo que se tem e o que se faz é, pode ser sem dúvida, o bem mais valioso e mais importante.

Existem pessoas que trabalham sem amor, que trabalham exclusivamente por necessidade. E essa necessidade, muitasvezes, salvo à exceção da sobrevivência, é condicionada pela sociedade de consumo, o que leva-nos a exigir determinados padrões e atitudes na sociedade. E, um grande problema que está relacionado a esse fato, é que, para a nossa sociedade, a pessoa bem-sucedida é aquela que acumula bens materiais.

Toda história humana, sobrevivência e crescimento fazem parte das inquietações nos grupos depessoas unidas em torno de uma identidade e de objetivos comuns – primeiro em tribos; depois em clãs, reinos e nações; recentemente as corporações estão se tornando as novas comunidades do mundo.

Graças ao crescente poder das empresas numa inversão paradoxal de valores, o homem enfraquece-se cada vez mais, estagiando sua vida na luta pela sobrevivência, diante da pressão por redução de custos,aumento da lucratividade e retorno sobre os investimentos, provocando danos aos seres humanos e conseqüentemente ao futuro das próprias organizações. Diante desta constatação, a humanidade tem dado mostras de encontrar-se em estágio preliminar de sensibilização quanto à consciência de que é responsável pela sobrevivência do planeta terra. O único objetivo das organizações tem sido planejar suasatividades, objetivando suas metas econômico-financeiras.

As pessoas podem estar perdendo a essência dos valores da vida. Não sabem o que é ter prazer em realizar um trabalho, de ter orgulho de sua profissão, de olhar para o resultado final e saber que sua contribuição é importante. É preciso, primordialmente, amar seu trabalho. Assim se conquista o sucesso pessoal, que não tem números comoresultado final, mas sim felicidade. E trabalhando com amor, o sucesso tende a ser alcançado.

“Felicidade” é a expressão que traduz a compreensão coerente e lúcida do mundo; ou seja: a felicidade autêntica requer uma maneira coerente de viver. Isso inclui todos os processos humanos que regulam os aspectos sexuais, materiais, emocionais, intelectuais e espirituais da vida. O autor acredita que taisaspectos (sexo, posses materiais, poder, relações interpessoais, entre outros) podem ser adaptativos ou não, a depender do grau de consciência que as pessoas têm de seus objetivos e valores. Afirma, ainda, que o grau de coerência dos pensamentos e relacionamentos humanos pode ser medido em termos do quanto estes seriam capazes de conduzir à harmonia e à felicidade.

Cada vez mais surgemevidências científicas sobre a importância e a influência do bom humor para a saúde física, mental e emocional das pessoas. Além disso, o que será abordado é que o humor também ajuda, e muito, no relacionamento entre as pessoas, seja na vida a dois, relacionamento familiar, na amizade, na vida social e/ou no âmbito profissional.

Ter humor não é saber contar piadas, embora isso possa ajudar. É umadisposição de espírito, é uma capacidade de nos tornarem agradáveis e de criarem, ao redor, ambientes agradáveis.

Percebe-se como o amor e o humor são importantes para os relacionamentos entre as pessoas, na vida e demais relacionamentos em geral. Isso vale para todos, não somente para os extrovertidos. Ser bem humorado conta muitos pontos. Já foi o tempo em que era obrigação agüentar o mau humor dooutro. Ter humor e alegria faz bem para a saúde do bem humorado e para quem convive com ele.

Afinal, um relacionamento saudável implica em agir e ir à luta. Requer compromisso e coragem para crescer e mudar. Não se trata de um presente, mas de uma conquista, de uma construção diária que, para ser feita, precisa muitas vezes passar por uma limpeza de certas coisas, para desenvolver novas...
tracking img