Monografia-12 homens e uma sentença

Páginas: 63 (15544 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO COGEAE – PUCSP
Rita Aparecida Romaro

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA: UM PROCESSO DE MEDIAÇÃO?

São Paulo 2008

Rita Aparecida Romaro

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA: UM PROCESSO DE MEDIAÇÃO?

Monografia apresentada como requisito parcial para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento “Mediação: Intervenções sistêmicas para resolução de conflitos edisputas em diferentes contextos”, sob orientação da Profa. Dra. Mônica Hydée Galano.

São Paulo 2008

Dedico esse trabalho a todos que reconhecem que a verdade nunca poderá ser absoluta e lutam pela liberdade de pensar, reconsiderar e “limpar” suas lentes de ver o mundo.

VERDADE

A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez. Assim não era possívelatingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava só trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade voltava igualmente com meio perfil. E os meios perfis não coincidiam. Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta. Chegaram ao lugar luminoso onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas eratotalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia. (DRUMMOND, 1984)

ROMARO, R.A. Doze homens e uma sentença: um processo de mediação? 2008, 45p. Monografia. Curso de Aperfeiçoamento Mediação: Intervenções sistêmicas para resolução de conflitos e disputas em diferentes contextos. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

RESUMO

Esse trabalhoobjetiva discutir os processos e barreiras comunicacionais que podem ocorrer em uma atividade grupal, expressando os conflitos existentes, bem como as possibilidades de abertura e ressignificação dos fatos e da própria realidade, por meio de recursos comunicacionais. O filme “Doze homens e uma sentença” é analisado, sob a ótica da teoria da comunicação e da teoria sistêmica, fazendo-se umparalelo com o processo de mediação. As formas de liderança, os obstáculos à comunicação, as funções mediadoras dos membros, os momentos do processo de mediação e as técnicas empregadas na mediação vão sendo identificadas e discutidas à medida que a trama se desenvolve.

Palavras-chave: Mediação. Comunicação. Teoria Sistêmica. Análise de narrativa. Obra de Arte.

ROMARO, R.A 12 angry men: amediation process? 2008, 45p. Monograph. Developing course of mediation: Systemic intervention in order to solve the conflicts and disputes in different contexts. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ABSTRACT

This paper objectives to argue the communication process and barriers that can occur in a group activity, expressing the existing conflicts, as well as the possibilities of openingand reverse speed-signification of the facts and the proper reality, through the of communicational resources. The film “12 angry men” have being analyzed, based on communication and the systemic theory, becoming a parallel with the mediation process. The forms of leadership, the obstacles to the communication, the mediating functions of the members, the mediation process moments and the techniquesused in the mediation are being identified and discussed the measure that the tram develops.

Word-key: Mediation. Communication. Systemic Theory. Narrative analysis. Work of Art.

SUMÁRIO

Introdução A complexidade do ser e de suas formas de expressão A comunicação na relação interpessoal A mediação de conflitos Modelo circular narrativo Algumas considerações sobre o processo de mediação Opapel do mediador Técnicas utilizadas no processo de Mediação em um Modelo Circular Narrativo Material e Método Material Procedimento Análise do filme Os jurados A pré-tarefa A primeira votação A segunda votação A terceira votação A quarta votação A quinta votação Considerações Finais Referências

1 3 5 9 11 12 14 16 20 20 21 22 22 23 24 31 35 36 39 42 44

INTRODUÇÃO

Algumas questões na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha 12 homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 Homens e uma sentença
  • 12 homens e uma sentenca
  • 12 Homens 1 sentença
  • 12 Homens e Uma Sentença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!