Monogradia Analise Economica

10161 palavras 41 páginas
INTRODUÇÃO GERAL

As empresas desenvolvem suas actividades financeiras que precisam ser registadas, estes registos demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa da sua situação económica, desses dados é de responsabilidade do administrador financeiro, que colecta-os, estruturando-os e analisado, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.

A importância de saber como é estruturada as demonstrações financeiras e analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiras e crescimento á empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a politica financeira dos concorrentes, e adoptar critérios que poderão superá-los.

Muitos são os empresários que não sabem a importância de uma análise de rentabilidade que é um domínio tido como menor na execução da contabilidade, acrescido as teorias que afastam os resultados dele sobre as condições de crescimento das empresas. Apenas justificam os seus resultados no período de crise onde os factores conjunturais obrigam a uma gestão cautelosa dos recursos de que dispõe a empresa. Deste modo, a análise de rentabilidade deve ser entendida como estratégia de gestão adequada, capaz de sustentar o equilíbrio a continuidade e maximização dos resultados, limitando quebras no ciclo produtivo da empresa e gerindo o fluxo total das actividades e informações associadas.

Actualmente, a análise de balanço é o meio mais utilizado pelas instituições financeiras para consignação de créditos e muito utilizado dentro das organizações como análise da situação económico-financeiras e apoio á tomada de decisões.

É através da análise das demonstrações financeiras que podemos identificar os pontos crítico dentro da organização e apresenta imediatamente um esboço das prioridades para solucionar problemas.

O conhecimento teórico, e como usá-lo prática é de extrema importância em se tratando de estruturação

Relacionados