Monogarfia sobre obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO

Hecctor Rodrigo Magalhães Freitas

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PARTICULAR DE MORADA NOVA

Quixadá – Ceará 2010

1

Hecctor Rodrigo Magalhães Freitas

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PARTICULAR DE MORADA NOVA

Monografia apresentada ao curso de Educação Física, da FaculdadeCatólica Rainha do Sertão, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

Orientador: Prof. Ms. Rômmulo Celly Lima Siqueira.

Quixadá – Ceará 2010

2

Hecctor Rodrigo Magalhães Freitas

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PARTICULAR DE MORADA NOVA

Monografia submetida ao curso de Educação Física da Faculdade Católica Rainhado Sertão, para obtenção do grau de Licenciatura, aprovada no dia 06 de dezembro de 2010.

Banca examinadora

_________________________________________________________ Prof. Ms. Rômmulo Celly Lima Siqueira (Orientador)

_________________________________________________________ Prof. Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro

_________________________________________________________ Prof. Esp.Francisco Cristiano da Silva Sousa

_________________________________________________________ Prof. Esp. Soraya Maria Bezerra Coutinho

3

Dedico este trabalho a DEUS e a todos os que contribuíram para o meu sucesso.

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a DEUS por não me desamparar em nenhum momento; À minha mãe, Margarida Ivanilde Martins Magalhães e à minha avó, MariaMartins Magalhães, pela força que me deram nas horas mais difíceis da minha vida; À minha noiva, Naliv Juliet Andrade Dias Rabelo, pelo incondicional apoio, estando sempre ao meu lado, enfrentado e vencendo comigo todas as batalhas as quais a vida nos apresentou até então; Ao meu amigo, professor e orientador Rômmulo Celly Lima Siqueira, que mesmo estando longe se dispôs a ser meu orientador,contribuindo de forma significativa na minha formação acadêmica; Aos meus Professores, por compartilharem sua amizade e seus

conhecimentos comigo ao longo desta caminhada; Aos meus amigos de faculdade, em especial, Sabrina, Rafaela, Waleska, Tácito e Linike, pelo apoio e amizade construída ao longo desses dois anos e meio que passamos juntos. A todos, meus sinceros agradecimentos.

5

6

RESUMOA obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo. Ela vem crescendo de forma assustadora em todo o mundo, ganhando status de epidemia global. As causas da obesidade são de etiologia multifatorial, sendo as principais delas a inatividade física e a alimentação inadequada, rica em gorduras. O estudo objetivou analisar a prevalência da obesidade em escolares de duasInstituições da rede de ensino particular de Morada Nova. Foram selecionados, de forma aleatória, 52 estudantes com faixa etária entre 11 e 14 anos, matriculados regularmente no ensino fundamental. Do total da amostra, 29 eram do sexo masculino e 23 do sexo feminino, a média etária foi de 12,8 anos. A amostra foi submetida às medições antropométricas de peso, altura e circunferência abdominal, para seobter o IMC e o risco de síndrome metabólica. Além disso, os alunos responderam a dois questionários para verificar os hábitos alimentares na escola e o nível de atividade física dos mesmos. Os resultados apontaram para uma prevalência elevada do excesso de peso, com o percentual de 32,7%, sendo 15,7% destes, classificados como obesos. Os alunos classificados com o IMC para obesidade apresentaramtambém um elevado risco para síndrome metabólica, chegando ao percentual de 62,5%. O estudo revela ainda que 76,9% dos alunos envolvidos na amostra alegaram consumir, na escola, alimentos hipercalóricos. Identificou-se no estudo uma relação positiva entre estar fisicamente ativo e ter IMC normal. Descritores: Obesidade, inatividade física, alimentação inadequada e educação física.

7...
tracking img