Monog stricos equinos

1545 palavras 7 páginas
Monogástricos equinos
O sistema digestório dos equinos evoluiu e se adaptou ao comportamento de pastejo e ao tipo de alimento selecionado por esses animais ao longo de milhões de anos. Em estado selvagem, os eqüinos tendem a gastar mais de 80% do seu tempo pastando, além disso, selecionam como alimentos forragens tenras e suculentas, que possuem alta teor de umidade, carboidratos estruturais, lipídeos e proteínas solúveis, porém, com baixo teor de amido (Frape, 2007).

Ao domesticar o cavalo o homem modificou esses hábitos naturais. O homem passou a manter os equinos presos em baias, com um pequeno número de refeições por dia, e sem capacidade de selecionar o alimento. Sua dieta agora é ricaem amido, um dos grandes responsáveis pelos transtornos digestivos observados nestes animais.

O sistema digestório ou canal alimentar pode ser dividido, principalmente, em: boca, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

BOCA

Os lábios, dentes e língua dos cavalos são adaptados para preensão, ingestão e alteração da forma física do alimento em um estado que facilite sua mistura com os sucos digestivos e evite compactação ao longo do sistema digestório devido ao tamanho de partícula inadequado.

O lábio superior é forte, móvel e sensível, usado para colocar o alimento entre os dentes. Os lábios servem também de funil através do qual a água é sugada. O cavalo consegue separar as partículas alimentares e deixar componentes não palatáveis através da grande mobilidade dos seus lábios.

A língua do cavalo leva o material ingerido para os molares e pré-molares, onde será triturado. A produção de saliva é intensa e depende do tipo de alimento que o animal está mastigando, quanto maior o teor de fibra maior será a produção. A saliva não apresenta enzimas digestivas, entre suas funções pode-se citar a lubrificação do alimento, protegendo o epitélio do esôfago durante sua passagem até o estômago.

Os cavalos possuem tanto os incisivos superiores quanto os inferiores, o que

Relacionados