Mono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 INTRODUÇÃO

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença de origem viral, imunodepressora, que debilita o indivíduo, aumentando assim a predisposição às infecções oportunistas (SONIS et al., 1996; GRANDO et al., 2002).
A descoberta da AIDS se deu por conta do aumento do número de casos de Sarcoma de Kaposi e de pneumonia em várias cidades dos Estados Unidos, principalmente emindivíduos homossexuais do sexo masculino (SOUZA et al. 2000). O primeiro registro da doença no Brasil foi em 1980 em adultos e em 1983 obteve-se a primeira notificação em crianças (BRASIL, 2000).
Observa-se que a infecção pelo vírus Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) vem crescendo entre a população brasileira, de acordo com o Censo 2004 já eram 600.000 indivíduos infectados (BRASIL, 2004).O vírus pode ser encontrado nos fluídos corporais como: sangue, saliva, leite materno, sêmen, urina, lágrimas, entre outros. As principais formas de transmissão são realizadas a partir de: contato sexual, o uso de agulhas compartilhadas, transfusão de sangue e a transmissão de mãe para filho conhecida como transmissão vertical (NEVILLE, 2004; SONIS et al., 1996).
Diversas pesquisascientíficas têm sido realizadas para o estudo de lesões bucais associadas à essa infecção. As manifestações que se apresentam mais comumente são: Candidíase Oral, Problemas Periodontais, Leucoplasia Pilosa, Sarcoma de Kaposi, Herpes Simples, Queilite Angular (SOUZA et al., 2000; CAVASSANI et al., 2002; MATTOS et al., 2004).
Israel et al.(2002) classificaram as manifestações orais relacionadas com aprogressão da doença AIDS, em três grupos:

CLASSIFICAÇÃO LESÕES BUCAIS
Grupo 1 Lesões comumente associadas á infecção pediátrica pelo HIV: Candidíase, Herpes Simples, Eritema Linear Gengival, Aumento da Parótida e Úlceras Aftosas Recorrentes.
Grupo 2 Lesões menos comumente associadas á infecção pediátrica pelo HIV: Papiloma, Xerostomia e Doença Periodontal.
Grupo 3 Lesões que são raramenteencontradas em pacientes pediátricos: Sarcoma de Kaposi, Linfoma e Leucoplasia Pilosa.

Sonis et al. (1996), relataram que cerca de 70% dos indivíduos infectados pelo vírus HIV apresentam alterações orais, sendo estas de origens diversas como: bacterianas, virais, fungícas, doença no tecido de sustentação e proteção dos elementos dentários caracterizadas como doenças periodontais, podendo até apresentarlesões do tipo malignas.
Em um estudo comparativo entre crianças brasileiras e norte-americanas Grando et. al. (2002) concluíram que o número de crianças com lesões bucais foi considerado alto nos dois países; as crianças brasileiras apresentaram (72,73%) alguma lesão bucal, já as norte-americanas apresentaram (53,66%). As lesões de maior incidência foram: a linfadenopatia cérvico facial, aumentode volume da parótida, candidíase oral, gengivite, xerostomia, petéquias e quelite angular.
Chibinski et. al. (2004) avaliaram as manifestações bucais em crianças do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da prefeitura de Ponta Grossa-PR, em uma amostra de 15 crianças. Após coleta de dados de identificação pessoal e médica realizou o exame clínico com a avaliação dos tecidos moles e dasestruturas dentárias. Obteve-se que 100% dos pacientes apresentaram lesões bucais a de maior incidência foi a gengivite com 80%, em relação as tecidos dentários concluiu que na dentição permanentes 43,64% sem encontravam cariados, já nos permanentes esta parcela foi composta por 5,80%.
Domaneschi (2007) examinou um grupo de 125 crianças infectadas pelo vírus HIV com idades variando de 3 a 15 anos,cadastradas no Hospital das Clínicas em São Paulo. Foram utilizados os índices ceo-d (cariados, extraídos e obturados) para dentição decídua e o CPO-D ( cariados, perdidos e obturados) para dentição permanente, além de observar e descrever a presença de lesões bucais. Com bases nos dados obtidos, conclui que 15 das crianças apresentaram algum tipo de lesão, sendo a Cândida a mais encontrada (8...
tracking img