MONITORAMENTO NA REINTRODUÇÃO DA (Cyanopsitta spixii), A PARTIR DE ESPÉCIES NASCIDAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ, BA.

2119 palavras 9 páginas
1. JUSTIFICATIVA

As aves destacam-se dos demais grupos de animais por serem bem conhecidas e despertar ampla simpatia junto ao público. Neste sentido, colaboram para a sedimentação das listas de espécies ameaçadas, pois elas também são autênticas “indicadoras de conservação”, estabelecidas ao longo dos tempos por inúmeros aspectos. Dentre eles, destacam-se a sua considerável riqueza de espécies e da fidelidade ao uso de determinados habitats. Também se observa uma série de facilidades metodológicas para estudos em campo, além de literatura abundante, decorrente de um grande número de pesquisadores ativos nas mais variadas regiões. Adicionalmente, encontramos nas aves um forte apelo social, que é notável no cotidiano, na cultura e no folclore. Nesse sentido, sua utilização como “espécies-bandeira” ou “guarda-chuvas” constitui ferramenta importante para garantir a proteção dos habitats e, por consequência, dos organismos que deles dependem.
Conservar a biodiversidade e evitar a extinção das espécies tem sido constante preocupação de governos, cientistas e ambientalistas de todo o mundo. Na busca por essa conservação, encontramos uma problemática no que diz respeito às espécies já listadas como extintas na natureza (o que quer dizer que as existentes são mantidas em cativeiro), uma vez que a sua reintrodução na natureza é um dos grandes desafios, tendo em vista que a fragilidade da espécie torna o que seria seu hábitat original, um lugar ainda desconhecido.
O presente projeto, inicialmente, promoverá um minucioso estudo a cerca da área a que se pretende reintroduzir a espécie, na qual devem ser levadas em consideração as formas de vida já existentes, de modo a avaliar as possíveis espécies que poderão competir por ninho, alimento ou qualquer outro tipo de interação que possa influenciar negativamente na população residente ou até mesmo na adaptação da população “selvagem”. Para isso seria também necessário atingir um número de indivíduos satisfatório, de

Relacionados