Monitoramento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monitoramento Empresarial

1 Cenário Empresarial 1
2 Justificativa 2
3 Objetivos Propostos 2
3.1 Objetivos Gerais 3
3.1.1 Agregar valor aos olhos do cliente 3
3.1.2 Incrementar a Receita 3
3.2 Objetivos Específicos 3
3.2.1 Abranger todas as micro e pequenas empresas 3
3.2.2 Oferecer Ferramentas de Gestão, Simples, Objetivas, Contínuas e Padronizadas 3
3.2.3 Incutir a novosclientes a necessidade de adquirir o serviço de Monitoramento Empresarial 4
3.2.4 Tornar o Monitoramento Empresarial um chamariz para outros trabalhos 4
3.2.5 Estabelecer Controles Internos 4
4 Suporte para Desenvolvimento 4
5 Conclusão 4

Cenário Empresarial
É inegável o contexto empresarial em que vivemos hoje. Segundo o SEBRAE (Agência Brasil - EBC - Empresa Brasil de Comunicação),se estima que até 2015 haverá no Brasil 8,8 milhões de empresas de pequeno e médio porte. Um número bem impressionante, comparados aos quase 5 milhões de pequenas e médias empresas, já em 2009, número que também impressiona. Estima-se ainda para 2015, que destas, 29% terão seu fim ainda no primeiro ano de vida, sobreviverão aquelas que estiverem melhores preparadas, leia- se: melhorformação de seus dirigentes e melhor assessorada por seus consultores, dentre outros fatores. (http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/10/01/materia.2008-10-01.1772126930/view)
Em Santa Catarina, conforme estudos realizados em 2008, pelo DIEESE, a pedido do Sebrae, mostra que das 133.734 empresas de Santa Catarina, 86% são consideradas microempresas (115.162 estabelecimentos). Asmicroempresas, segundo o estudo, são responsáveis pela maioria dos empregos formais do estado - 28,9% das 1.333.292 vagas existentes. As pequenas empresas são as segundas colocadas tanto no número de empresas (16.138) como no número de funcionários (28,6% do total). (http://www.belcontabilidade.com.br/v2/noticias.php?id=143)
Isto posto, é fático que as micro e pequenas empresas possuem relevância nocenário empresarial. Não só porque são um filão de mercado, trazendo divisas para as assessorias empresariais, mas também porque contribuem muito no aspecto social, colocando cada vez mais trabalhadores no mercado formal, como também dando suporte a máquina pública, pela arrecadação de tributos que proporcionam.
Sendo assim, acredito que as micro e pequenas empresas são de substancialrelevância para o Grupo Embracon.
Citando nossa Missão: "Desenvolver e implementar soluções para empresas...", entendo que estamos no caminho certo, buscando para nossos clientes formas simples, mas inteligentes de gerir seus negócios e relembrando as palavras do Prof. Marins: "...agregando valor aos olhos do cliente" e com isso potencializando nosso retorno.
Justificativa
É sabido e notório, que asmicro e pequenas empresas, parecem nascer já com seus dias contados, ou seja, muitas delas conseguem manter suas portas abertas por não mais que 2 anos em média. Isto muito deve-se ao fato, em meu entendimento, a duas situações:
1) despreparo de seus gestores, muitas vezes não em relação ao objeto de seu negócio, mas em relação à sua administração (inclui aqui também a falta de percepçãodas oportunidades que lhes aparecem);
2) assessoria empresarial voltada apenas para o assistencialismo fiscal (prover os impostos e contribuições) e não para a gestão do negócio de seu cliente.
Na verdade, analisando o segundo item, percebemos que temos parte na responsabilidade pela sobrevida estigmatizada nestas empresas, a final de contas, oferecemos um serviço voltado apenas para ocontrole e arrecadação de tributos.
Nós nos justificamos dizendo que somos pressionados pelo governo e que o retorno é incompatível com um trabalho mais elaborado.
No entanto afirmo que é possível sim, realizarmos um trabalho diferenciado para as pequenas e microempresas e cobrar um preço justo por ele.
Em geral os dirigentes de micro e pequenas empresas estão preocupados apenas com a...
tracking img