MONITORAMENTO DE TEMPERATURA UTILIZANDO TERMOPAR TIPO K

1360 palavras 6 páginas
Monitoramento de temperatura utilizando Termopar tipo K

Flores, Luis Carlos SALVADORI, Guilherme Kiefer
Universidade Luterana do Brasil - Engenharia Elétrica luis.lcf1@gmail.com - guisalvadori@hotmail

Resumo. Este relatório tem o objetivo de descrever o trabalho prático de medição de temperatura, analisar os erros, desvio padrão e a incerteza das medições. Para tal foi desenvolvido um circuito para medição da temperatura com o auxílio do sensor Termopar do tipo K e microcontrolador com canal AD.
Palavras-chave: temperatura, termopar

1. INTRODUÇÃO
Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico.
Os termopares (thermocouples) são elementos formados pela junção de 2 materiais, que quando submetidos a uma determinada temperatura apresentam uma ddp entre seus terminais
Quando dois condutores metálicos A e B de diferentes naturezas são acoplados mediante um gradiente de temperatura, os elétrons de um metal tendem a migrar de um condutor para o outro, gerando uma diferença de potencial elétrico num efeito semelhante a um pilha eletroquímica.
A Temperatura também pode ser definida como o grau de agitação das moléculas ou átomos de um sistema. Desta forma, quando a temperatura é alta, as moléculas ou átomos estão bastante agitados. Quando a temperatura é baixa, as moléculas ou átomos estão menos agitados.
O controle e medição de temperatura é uma necessidade cada vez mais frequente nos seus mais diversos aspectos. Em termos gerais pode-se dizer que o controle de temperatura está relacionado com o conforto das pessoas, proliferação de micro-organismos e sensibilidade/bom funcionamento de equipamentos eletrônicos. Neste trabalho será desenvolvido um medidor de

Relacionados