MONITORAMENTO AMBIENTAL DA ORLA DO RIO GUAÍBA

2467 palavras 10 páginas
1

ANDRESSA KREWER FACIN

MONITORAMENTO AMBIENTAL DA ORLA DO RIO GUAÍBA NA
REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE GUAÍBA

Projeto de Seminário Avançado em Gestão
Ambiental, Química Ambiental e Monitoramento
Ambiental apresentado para a banca examinadora do curso Técnico em Meio Ambiente da unidade de Ensino Martinho Lutero – ULBRA, como exigência para a obtenção de aprovação no curso
Técnico em Meio Ambiente sob orientação dos
Professores Betina Kappel, John Würdig e
Maristela Flores.

Guaíba, 2009

2

“Dedico este trabalho a todas as pessoas que de alguma forma lutam por um mundo melhor, livre de poluentes e da ganância humana.”

3

Agradecimentos
Agradeço em primeiro lugar a nossos professores orientadores pela dedicação e incansável busca do melhoramento do nosso ambiente.
Agradeço a escola ULBRA Martinho Lutero, por abrir espaço para realização dos experimentos e ao centro de piscicultura de Eldorado do Sul pelo fornecimento do auxílio técnico no tratamento e reprodução das espécies de alevinos utilizadas neste estudo.
Para terminar agradeço a minha família por todo o apoio durante a realização dos trabalhos.

4

RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade o desenvolvimento de um plano de monitoramento da orla do Rio Guaíba no centro da cidade de Guaíba e aplicálo de forma contínua promovendo o controle e a educação ambiental ao longo da orla. A região é movimentada e compõe parte importante da cidade. A falta de tratamento do efluente doméstico e o impacto da ocupação humana neste município são os possíveis principais causadores dos problemas ambientais na região. Para monitoramento do local foram realizados análises de coliformes fecais conforme a legislação vigente, CONAMA nº 3547/05. Para avaliação dos possíveis impactos toxicológicos na fauna e flora local foram realizados ensaios ecotoxicológicos através da adaptação de ensaios com peixes da espécie
Ctenopharyngodon idella utilizando a água dos pontos monitorados.

Relacionados