Monitopramento de motor elétrico

3337 palavras 14 páginas
"MONITORAMENTO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS – CONFIABILIDADE PARA EQUIPAMENTOS CRÍTICOS E MOTORES DE MÉDIA TENSÃO"

Igor Lacerda Machado (1)
Cristiano Carlo Pereira (2)

(1) Téc. Elétrica, 17 meses de Experiência em Preditiva, cursando 1º período de Engª Elétrica
(2) Téc. Mecânica, 10 anos de Experiência em Preditiva, cursando 10º período de Engª Mecânica

RESUMO

Neste presente trabalho é abordado um caso referente à detecção, diagnóstico e ao acompanhamento de um motor assíncrono BBC modelo SRM 1120 ga8, potência de 4080CV e tensão no estator 4160V. Este motor é aplicado nos ventiladores de processo da usina de pelotização nº 1 de Fábrica. O monitoramento nos possibilitou tomar decisões importantes para o processo produtivo e para a integridade do equipamento, cujo tivemos que realizar uma intervenção programada, para evitarmos uma possível falha catastrófica deste motor. O monitoramento foi fundamental para tomarmos decisões em conjunto com o cliente e evitar mais perdas de produção. Os resultados alcançados estão alinhados com a diretriz da empresa que é a Gestão de Ativos.

1. INTRODUÇÃO

A Companhia Vale do Rio Doce, consiste hoje num dos mais importantes grupos empresariais do Brasil; vem consolidando sua atuação também no exterior e possui aproximadamente 30 clientes em todo o mundo, sendo atualmente a maior produtora de Minério de Ferro do mundo, responsável por aproximadamente 30% da produção mundial.

Na área de pelotização e metais, a empresa possui hoje usinas no Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais. Neste trabalho estaremos tratando um caso da usina nº 1 de Fábrica, Congonhas - MG.

A Diretoria de Pelotização e Metais (DIPE), sempre alinhada com as diretrizes da empresa, atribuiu um novo foco para a manutenção, que é a gestão de ativos. Gerir ativos, não é somente proporcionar que estes ativos obtenham boa performance durante sua vida útil, pois na maioria das vezes, esta performance pode ser obtida a custos muito elevados.

Relacionados