monismo e pluraralismo

2307 palavras 10 páginas
ESTUDO DIRIGIDO PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO - AVI
1. Qual o foco de estudo da ciência política?
A ciência política tem o intuito de analisar os vários aspectos que envolvem o funcionamento das instituições responsáveis pela sociedade: Estado, Governo, Democracia, Legitimidade, Poder.
Pode-se dizer que a Ciência Política é um saber operativo, um instrumento que auxilia na intervenção da realidade que analisamos. Ela nos possibilita a explanar a complexidade que envolve o Estado, o poder, a política, a democracia e o direito (e suas consequências para Sociedade).
2. Quais as acepções do termo Política?
O termo política é derivado do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado. Para Maquiavel: A política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder sobre o governo. Pode se dizer que a política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil.
3. Como podemos definir o discurso político?
É um texto argumentativo, fortemente persuasivo, alicerçado por pontos de vista do emissor e por informações que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros.
4. Como podemos definir o Poder?

Capacidade de submeter a vontade de alguém ou a capacidade de decisão sobre o outro.
5. O que é poder político?
É uma força nascida da vontade social, destinada a conduzir o grupo na obtenção do bem comum, sendo necessário, impor aos membros do grupo determinadas atitudes.
6. Qual a finalidade do discurso político?
Tem por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para que os outros o admirem. Para isso, necessita da argumentação, que envolve o raciocínio, e da eloquência da oratória, que procura seduzir recorrendo a afetos e sentimentos.
7. Defina retórica política.
É uma dinâmica de comunicação dos atores políticos, ou seja, a razão ideológica de identificação imaginaria da verdade política.
8. Conceitue Estado.
É uma figura abstrata criada pela sociedade.

Relacionados