Monismo juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1337 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Jurídica e judiciaria
Professor: Antônio Azevedo serafim

TEORIA MONISTA
 
Também conhecida como do estatismo jurídico, segundo a qual o Estado e o Direito se confundem em uma única realidade.
 
Para os monistas só existe o direito estatal, pois não admitem a ideia de qualquer regra jurídica fora do estado. E o estado é a fonte única do Direito, porque quem dá vida ao Direito éo estado através da força coativa de que só ele dispõe. Logo, como só existe o Direito emanado do Estado, ambos se confundem em uma só realidade.
 
Foram precursores do monismo jurídico: Hegel, Hobbes e Jean Bodin. Desenvolvida por Rudolf Von Lhering e John Austin, alcançou esta teoria a sua máxima expressão com a escola tecno-jurídica liderada por Jellinek e com a escola vienense da HansKelsen.

Monismoé o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à afirmação de realidades separadas.
As raízes do monismo na filosofia ocidental estão nos filósofos pré-socráticos, como Zenão de Eléia, Parmênides de Eléia. Spinoza é o filósofomonista por excelência, pois defende que se deve considerar a existência de uma única coisa, a substância, da qual tudo o mais são modos. Hegel defende um monismo semelhante, dentro de um contexto de absolutismo racionalista. O filósofo brasileiro Huberto Rohden é um teórico defensor do monismo
Diz-se de toda a doutrina que apenas admite um só principio, onde outras asmitem dois ou mais. O unoenquanto aquilo que é contrário ao plúbibo. Termo criado por pitagoras e utilizado por Platão vai ser retomado por Giordano Bruno, sendo entendido então como os elementos fisicos ou psiquicos simples que compõem o universo. No plano teológico, a doutrina segundo a qual apenas existe um unico Deus ou um único ser supremo. O mesmo que monoteismo, diferindo do dualismo (caso do monaqueísmo) e dopluralismo (caso do politeismo). Em termos gerais, toda a doutrina que acentua um só princípio, ou um só interesse. É o caso do modelo de Espinosa, para quem Deus e a Natureza são um só. Tanto é monista esta perspectiva espinosista. Para quem só é real o ser individual, como aqueles idealismos que consideram que todas as coisas só são compreendidas pelo Absoluto. As perspectivas existencialistas epluralistas, marcadas pelo relativismo, considera que todas as coisas têm, ao mesmo tempo, propriedades fisicas e mentais. Admitem, assim, uma espécie de ideal-realismo ou de materialismo transcendental, onde o transcendente é sempre um mero transcendente situado.
Na filosofia grega, tanto a pré-socrática quanto a pós-clássica, o monismo já era uma aspiração dos principais pensadores, que buscavamcompreender a diversidade de todas as coisas a partir de uma única causa primária. Interpretada às vezes como physis, a natureza formadora, ápeíron, a substância ilimitada, ou simplesmente o arqué, o princípio originário, todos procuravam representar o que seria essa substância fundamental, compondo o que os estudiosos da filosofia denominaram monismo corporalista.
A Perspectiva Politológica
No planopolitológico, conforme Adriano Moreira refere, há uma distinção entre regimes monistas, os que não consentem a circulação da sede do poder nem a alternância ideológica, e regimes pluralistas, aqueles onde está prevista a revolução legal pelo consentimento expresso da sociedade civil. Dentro daqueles, refere até a distinção entre os regimes autoritários, os que propõem uma concepção ideológica àsociedade civil, e os regimes totalitários, os que, pelo contrário, impõem uma concepção ideológica à mesma sociedade civil.
Monismo soberanista.
Considera que uma entidade soberana exige três monopólios: o do constrangimento, o da jurisdição e o da organização dos poderes públicos.

Monismo Normativista.

Garcia Pelayo diz que as ideologias constituem um "exercício mental que pretende...
tracking img