Mongrafia eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CESAP
CENTRO DE ESTUDOS
AVANÇADOS EM PÓS
GRADUAÇÃO E PESQUISA DO
CURSO DE ENSINO RELIGIOSO

DAYSEANE MORAES PERINI CÂNDIDO

Estudo Teórico Sobre a Educação de Jovens e Adultos

VITÓRIA
2010

DAYSEANE MORAES PERINI CÂNDIDO

Estudo Teórico Sobre a Educação de Jovens e Adultos

Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação do Centro de EstudosAvançados em Pós Graduação e Pesquisa, como requisito parcial para obtenção do certificado de Ensino Religioso, sob a orientação da Coordenadora do Curso Professora Mestra Maurizete Pimentel Loureiro Duarte.

VITÓRIA
2010

DAYSEANE MORAES PERINI CÂNDIDO

DEDICATÓRIA

Aos meus pais Sérgio e Lana, a quem amo muito e sem eles não teria chegadoaqui. À minha querida irmã Dayse pelo espelho de como se deve encarar a vida. Ao meu esposo Hudson por todo o apoio e ajuda que me deu e dá para fazer meus sonhos realidade.

Tudo isso é preocupante não só pelo abandono educativo de jovens e adultos enquanto tais, mas também pela visão estreita que tal descuido revela em relação à própria meta (consideradaprioritária) da universalização da educação primária infantil. Deixar de lado a educação de adultos é ignorar mais uma vez o ponto de vista da emanda educativa, a importância da família como suporte fundamental para o bem estar e a aprendizagem infantil, e, em última instância, como fator relevante nas condições de aprendizagem no meio escolar. Educar os adultos-pais e mães de família e osadultos-comunidade é indispensável para o alcance da própria Educação Básica para Todas as Crianças, e educar os adultos professores é condição sine qua nom para expandir e melhorar as condições de ensino. (Torres, 1999)

RESUMO

UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE JOVENS E ADULTOS É ACABAR COM A ESTRANHEZA QUE A ESCOLA CAUSA A MUITOS, LOGO NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA. O MODELO QUE A MAIORIA GUARDANA MEMÓRIA, É DE SALAS COM CARTEIRAS ENFILEIRADAS, QUADRO-NEGRO DE GIZ, LIVRO, CADERNO, E UM PROFESSOR, QUE FALA O TEMPO TODO E PASSA TAREFAS. O QUE PRETENDEMOS MOSTRAR É QUE SEGUNDO A LINHA DO EDUCADOR PAULO FREIRE, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZA COM BASE EM TEMAS GERADORES, FAZENDO A LIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM A VIDA DOS ESTUDANTES. E PARA ISSO, SE FAZ NECESSÁRIO UMAMETODOLOGIA DIALÓGICA QUE REFLITA SOBRE A AÇÃO E QUE PROCURA AO MESMO TEMPO, A CONSCIENTIZAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA DAS CAMADAS POPULARES E A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESSA REALIDADE INJUSTA, DESUMANA E CRUEL, POR MEIO DAS LUTAS SOCIAIS E DA EMANCIPAÇÃO AS PESSOAS.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, EJA, alfabetização, Paulo Freire, evasão escolar, educação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 72 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL 8
3 LEI DE DIRETRIZES E BASES E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – BASES LEGAIS VIGENTES 10
3.1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - HOJE 15
3.2 O DIREITO À EDUCAÇÃO 16
4 PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 18
4.1 MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO PAULO FREIRE 19
4.1.1 AS PALAVRAS GERADORAS 21
4.1.2 O MÉTODO PRÁTICO 21
5 FORMAÇÃODE EDUCADORES 22
5.1 PLANEJAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES 23
6 PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 24
7 AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 24
8 EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 25
8.1 PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR 26
8.2 COMBATE A EVASÃO ESCOLAR 28
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 30
10 REFERÊNCIAS 31

INTRODUÇÃOEste presente trabalho mostrará a relevância quanto às relações existentes entre professores e alunos com relação à questão da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, uma vez que o ensino brasileiro no decorrer de sua história passou e ainda vem passando por uma transição à procura de alternativas, com o intuito de por fim ao analfabetismo, incentivando os jovens e adultos...
tracking img