Monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”

Certamente esse livro traz uma valiosa visão sobre a essência da liderança, enfatizando bastante o conceito de poder, autoridade e liderança. Sua maneirade escrita prende a atenção, faz o leitor se colocar dentro da história como se fosse mais um personagem e mais interessante faz o leitor pensar em suas ações.
Durante a leitura apreciamosimportantíssimas contribuições dos personagens envolvidos: Lee, o pregador; Greg, sargento do exército; Tereza, diretora de escola pública; Chris, treinadora de basquete universitário; Kim, enfermeira-chefe;John, administrador de empresa e Simeão, o monge.
A história é contada por John, um administrador de empresas e pai de família que passou por problemas sérios tanto na profissão quanto na vidafamiliar, tendo sido orientado pelo pastor da igreja onde congregava a participar de uma semana de reflexão em um pequeno mosteiro cristão chamado João da Cruz, ao que concordou graças ao apoio de suaesposa, e a expectativa de conversar com Leonard Hoffman um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, experiente em reerguer empresas em dificuldades, sobre quem foi informado nomosteiro de que havia recebido um outro nome, Simeão. John, o Executivo, enfatiza que Simeão era um nome que lhe perseguia desde sua infância, tendo tido um sonho onde um velho agarra-lhe pelos ombros,olha-o nos olhos e grita: “Ache Simeão e ouça-o!”. Liderança é apresentada logo de início como uma terrível responsabilidade assumida por alguém, de acordo com o que comenta Simeão: “eu gostaria dedesafiá-los a refletirem sobre a terrível responsabilidade que assumiram quando optaram por ser líderes”. A verdadeira liderança é apresentada como sendo “a habilidade de influenciar pessoas paratrabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Sobre este conceito é apresentado um comentário bastante relevante, de que a habilidade precisa ser...
tracking img