Monetarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monetarismo
É uma teoria econômica que defende que é possível manter a estabilidade de uma economia capitalista através de instrumentos monetários, pelo controle do volume de moeda disponível e deoutros meios de pagamentos.

O monetarismo se apoia na chamada teoria quantitativa da moeda, tirando conclusões a partir desta teoria para a política monetária mais adequada. Ou seja, a inflação,para esta corrente do pensamento econômico, é causada por um excesso de moeda em circulação.

Segundo seus seguidores a inflação ainda é culpa do governo, tendo em vista que é o próprio governo oresponsável pela emissão desse dinheiro e também pelos gastos.

Os principais defensores do monetarismo, em épocas recentes, foram os economistas da Escola de Chicago, liderados por George Stigler eMilton Friedman, detentores do Prêmio Nobel da Economia. Suas idéias são associadas à teoria neoclássica da formação de preços e ao liberalismo econômico.

Adotam o fundamentalismo de livre mercado comosua ideologia e refutam e rejeitam o Keynesianismo em favor do monetarismo; abominam qualquer regulamentação econômica em favor de um laissez-faire quase absoluto.
Os críticos a essa visão mostramque a produção também pode aumentar, se houver créditos a taxas mais baixas de juros, contrabalançado as pressões de demanda e, então, não é preciso haver inflação sempre que há aumento de moeda oucrédito na economia. Por isso não concordam com a política monetária de taxas de juros altas para reduzir a moeda e o crédito na economia, porque isso cria problemas sérios para a produção e para oemprego.

Acham, por exemplo, que se a quantidade de moeda e de crédito cai, como é o caso quando a político monetária é apertada e as taxas de juros são altas, a economia real e o desemprego aumentam deforma duradoura e ampla, com um custo social elevado.

A teoria monetarista surgiu no século XIX e é dominante até hoje. É para controlar, justamente os governos e os seus gastos que são...
tracking img