Monetario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema monetário - Financeiro
Moeda
A moeda manual, o dinheiro em espécie, é um meio de pagamento, porém, nem todo meio de pagamento é necessariamente moeda manual tanto para o público quanto para os bancos e a autoridade monetária
Num sistema econômico baseado na especialização e divisão do trabalho, a moeda é o instrumento que facilita as trocas demercadorias.
Meio de pagamento que surgiu para facilitar as relações econômicas entre as pessoas e delas com o Estado. As primeiras moedas datam do século VII a.C. e eram feitas de cobre. A primeira função da moeda foi acabar com o escambo – troca de mercadorias entre as pessoas – pondo fim a velhas pendengas dos comerciantes. Um dos problemas para eles era definir, por exemplo, quantas sacas de trigovaleriam uma arroba de boi. Com as moedas as mercadorias passaram a ter seu preço definido em moedas. Ou seja: as moedas eram usadas como medida de valor. Isso mudou o padrão de riqueza. Não era mais preciso ter grandes propriedades, cheias de gado para cuidar, bastava juntar moedas. No início do século IX, começam a surgir as primeiras cédulas, substituindo o padrão metálico. Mais tarde, os europeuscriaram um sistema em que cada nota era emitida em quantidade correspondente aos depósitos em ouro, que poderia ser sacado a qualquer momento nos bancos onde as barras estavam guardadas. Hoje utiliza-se uma combinação de fatores na hora de emitir cédulas e moedas. Um dos principais é a quantidade de dólares existentes nos cofres do governo. (Conjunto de ativos que as pessoas usam em geral paracomprar bens e serviços de outras pessoas).
Moeda corrente
Notas de papel e moedas de metal em poder do público.
Moeda de curso forçado
Moeda sem valor intrínseco que é usada como moeda por determinação do governo.
Moeda de privatização
Títulos usualmente negociados com deságio, que são aceitos pelo governo brasileiro nas privatizações.
Moeda fiduciária
Papel-moeda parcialmente lastreado poroutro. Sua origem remonta aos depósitos em ouro efetuados junto aos ourives, os precursores dos bancos. De início, os recibos dos depósitos correspondiam exatamente à quantidade de ouro mantida nos cofres. Mas, ao observarem que esses recibos circulavam, passando por muitas mãos, e demoravam certo tempo para ser esgotados, os ourives e posteriormente os banqueiros, passaram a emitir por sua contarecibos em maior quantidade que os depósitos de ouro recebidos em seus cofres; o valor desses recibos, ou as moedas de papel, dependia da confiança (fiducia, em latim) que merecia o banco emissor. A circulação da moeda fiduciária nos países que conservaram o lastro-ouro até os anos 60 deste século era, em média, 30% a 40% superior às reservas do metal depositado, embora as autoridades monetáriasdesses países em determinados momentos ultrapassem tais limites.
Moeda podre
Títulos de dívida que são negociados no mercado com deságio devido à dúvida sobre a capacidade do emissor em efetuar o pagamento no vencimento.
Multiplicador da moeda
Quantidade de moeda gerada pelo sistema bancário a artir de cada dólar de suas reservas.
Câmbio
Operação financeira de venda, troca ou compra devalores em moedas de outros países. É um elemento do sistema monetário internacional, regulamentado durante a Conferência de Bretton Woods (New Hampshire, EUA, 1944), com o objetivo de facilitar as transações entre países. A partir desta conferência, todas as moedas passam a ter o dólar americano como padrão em substituição ao ouro. Até 1976, o valor das moedas, baseado nas reservas de dólar, varia nomáximo 2,25%. Com os Acordos da Jamaica (1976), a comunidade internacional abandona este sistema e legaliza as taxas de câmbio (preço de uma moeda em relação a outra) flutuantes.
Meios de pagamento
Os meios de pagamento são o que em Economia se convencionou como M1, M2, M3 e M4.
M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;
M2 = M1 +...
tracking img