Monbusho - bolsa de estudos no japão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
dÚvidas frequentes [faqs]

1) BOLSA DE PESQUISA (pós-graduação)
1. O que é a Bolsa de Pesquisa (pós-graduação)?
É uma bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado ao prorrogá-la.
2. O que é necessário para prorrogar a bolsa para um mestrado e /ou doutorado?
Os candidatos que desejam prorrogar abolsa de pesquisa para realizar o mestrado ou o doutorado no Japão, em geral, depois de matriculados (por mais de 6 meses como pesquisador, aluno ouvinte, etc.,independentemente dos créditos) , deverão obter a aprovação no exame de admissão realizado na própria universidade dentro dos seguintes prazos: (Os 6 meses de curso de língua japonesa estão inclusos no prazo)


Mestrado na área de Humanas eCiências Sociais: 25 meses desde a data de chegada ao Japão
Mestrado na área de Exatas e Biológicas: 24 meses desde a data de chegada ao Japão
Doutorado na área de Humanas e Ciências Sociais: 24 meses desde a data de chegada ao Japão
Doutorado na área de Exatas e Biológicas: 13 meses desde a data de chegada ao Japão

Mesmo em caso de aprovação no exame, o bolsista só continuará sendobeneficiado com o valor da bolsa após avaliação do MEXT. Caso não seja aprovado, permanecerá como pesquisador. (não é possível prorrogar a bolsa como pesquisador).
Médicos e Dentistas não poderão exercer a função sem a Licença do Ministério da Saúde do Japão, obtida por meio do Kokkashiken (Exame Nacional, site em japonês: http://www.mhlw.go.jp/general/sikaku/2.html). Visite também:http://www.dental-exam.net (site em japonês)
3. Tenho 21 anos, preciso completar 22 anos para pleitear a bolsa de pesquisa?
Não.Você poderá pleitear a Bolsa sem problemas se desejar fazer somente pesquisa. Caso deseje prorrogar a bolsa para um mestrado ou doutorado no Japão precisará ter a idade mínima de 22 anos ao solicitar a prorrogação.
Atente-se ao fato de que no primeiro ano no Japão, você estará cursandolíngua japonesa e se preparando para o exame. Sendo que poderá considerar este ano como um ano complementar ao curso universitário.
4. Quantas vagas são oferecidas?
No processo seletivo de 2011, 30 bolsas foram oferecidas no Brasil todo, sendo que 4 dessas bolsas foram concedidas para esta Embaixada. Obs.:O número de aprovados para cada consulado/embaixada poderá mudar anualmente, pois não há umnúmero determinado previamente.

5. Posso levar o cônjuge?
O cônjuge pode acompanhá-lo como dependente. Porém neste caso o valor da bolsa continuará sendo o mesmo.
6. Não tenho ascendência japonesa, posso concorrer à bolsa?
Sim. Para pleitear às bolsas do MEXT não é necessário ter ascendência japonesa. É preciso ter nacionalidade brasileira.
7. Faço 35 anos em 01/04 do ano de embarque, possopleitear a esta Bolsa?
Infelizmente, você não poderá mais pleitear a esta bolsa. Poderão pleitear aqueles com até 34 anos em primeiro de abril do ano de embarque. (O ano do embarque é o ano seguinte ao ano da seleção; a seleção ocorre anualmente.)
8. Os benefícios são as passagens aéreas e o valor da bolsa. Quem providenciará a moradia? O Japão ou a universidade?
O valor da Bolsa é para custearas despesas do dia a dia no Japão, inclusive a moradia. Existem universidades que têm dormitórios para estudantes, mas a questão da moradia deve ser verificada pelo próprio bolsista junto à universidade após a aprovação final. Normalmente, o bolsista pode permanecer um ano nestes dormitórios. Depois deste período, é preciso alugar um apartamento.
9. Os bolsistas têm algum seguro de saúde no Japão?Todos os estudantes estrangeiros com visto de estudante devem entrar no “Kokumin Kenkou Hoken”, o seguro de saúde nacional do Japão. Com este seguro o bolsista paga apenas 30% do valor da consulta e em caso de altos custos de internação ou tratamentos é possível solicitar o reembolso ou o empréstimo do valor necessário.
10. A pesquisa pode ser realizada em qualquer área? Como deve ser...
tracking img