Monarquia tutsi e hutus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A monarquia tutsi, apoiada pela Bélgica, resistiu até 1959, quando o rei Kigeli V foi expulso da colônia (então chamada de Ruanda-Urundi). A partir daí, a área foi dividida em Ruanda e Burundi eambos os países tornaram-se independentes da Bélgica.
Hutus radicais, muitos deles do partido Parmehutu (Partido do Movimento pela Emancipação Hutu), chegaram ao poder e, em 1962, dominaram Ruanda. Apósa tomada do poder, estes hutus começaram a matar milhares de tutsis. Ainda assim, os tutsis permaneceram com o poder do Burundi.
Durante o genocídio de Ruanda de 1994, soldados das Nações Unidasrecuaram enquanto extremistas hutus matavam dezenas de milhares de tutsis e hutus moderados. Cerca de 30% da população batwa de Ruanda também foi morta durante o genocídio.
Por enquanto, a violênciaentre hutus e tutsis não atingem grandes proporções. No entanto, a situação entre Burundi e Ruanda ainda é tensa e dezenas de milhares de ruandenses ainda moram fora do país.
vendas@jssp.com.br
Como ospoderes estão divididos
No Brasil, a forma de governo é o da República, onde os poderes são independentes e harmônicos entre si (Executivo, Legislativo e Judiciário). Numa República é fundamental queo poder se alterne, e que os representantes dos poderes sejam escolhidos através do voto, em eleições regulares; além de haver prestação de contas e respeito ao interesse público. É a forma degoverno que mais se aproxima do princípio da democracia, onde o cidadão pode e deve exigir do seu governante o cumprimento da lei e das suas promessas feitas na época das eleições.
As unidades daFederação também possuem autonomia, com Constituição própria (no caso dos Estados) e Lei Orgânica (no caso dos Municípios e do Distrito Federal).
O conjunto de órgãos da Administração Pública, nas três esferasde poder - Governo Federal, Governo Estadual ou Distrital e Prefeitura – dividem-se da seguinte forma:
Função do Poder Executivo: governar, administrando os recursos públicos conforme a lei....
tracking img