Mona lisa

Páginas: 10 (2263 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
'' A simplicidade é o último grau de sofisticação. ''
Leonardo Da Vinci

ÍNDICE

* ARTISTA OU GÊNIO 3
* MONA LISA 5
* HISTÓRIA 6
* QUEM FOI MONA LISA?8
* CURIOSIDADES E SUPOSIÇÕES SOBRE MONA LISA 8
* INSTITUIÇÕES QUE TRABALHAM NA PRESERVAÇÃO 10
* IMPORTÂNCIA CULTURAL 10
* CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
* BIBLIOGRAFIA12

LEONARDO DA VINCI. O termo “Homem da Renascença” veio a significar um indivíduo de talentos múltiplos, que irradiava saber. Seu protótipo foi Leonardo (1452 – 1519), que chegou mais perto desse ideal do que qualquer outra pessoa de então e desde então.
Leonardo foi universalmente admirado por sua bela aparência, seu intelecto e seu charme. Sua “beleza pessoal não podia sermaior”, segundo a opinião de um contemporâneo desse homem alto de longos cabelos louros, de “quem cada movimento era a pura graciosidade, e cujas habilidades eram tão excepcionais que ele resolvia prontamente qualquer dificuldade”. Como se não bastasse, Leonardo cantava “divindade” e “sua encantadora conversação conquistava todos os corações”.
Ávido alpinista, Leonardo adorava escalar altas montanhas eera também fascinado pelo voo. Quando via pássaros em gaiola, pagava aos donos para soltá-los. Esboços de asas eram frequentes nos cadernos em que projetava os inventos voadores que veio a construir. Ele próprio os experimentava, na esperança de se alçar às alturas. Certa vez escreveu: “Quero realizar milagres”, ambição evidente em suas invenções: uma máquina para remover montanhas, um paraquedas,um helicóptero, um tanque blindado, um sino mergulhador.
Leonardo fez mais que qualquer outro para criar o conceito de gênio-artista. Quando deu inicio ao seu primeiro projeto, o artista era considerado um artesão servil. Ao conceituar permanentemente os aspectos intelectuais da arte e da criatividade, Leonardo transformou o status do artista em, segundo palavras, “Senhor e Deus”.
Seu brilhotinha uma mácula. O pintor contemporâneo Vasari qualificou Leonardo de “volúvel e cheio de caprichos”. Sua curiosidade era tão onívora que as distrações o atraíam constantemente de um projeto incompleto a outro. Quando foi contratado para pintar um altar, dedicou-se antes a estudar o movimento das marés do Adriático e inventou sistemas de prevenção de deslizamentos de terra. Um padre disse queLeonardo ficou tão obcecado com suas experiências matemáticas “que nem conseguia pegar nos pincéis”. Menos de vinte trabalhos de Leonardo sobreviveram. Morreu aos 67 anos, na França. Em seu leito de morte¸ segundo Vasari¸ Leonardo admitiu que “Tinha ofendido a Deus e a humanidade por não desenvolver sua arte como devia”.

MONA LISA – 510 ANOS
( MUSEU DO LOUVRE )
Mona Lisa. Decorou o quarto deNapoleão até ser levada para o Louvre, em 1804. Provocou engarrafamentos de trânsitos em Nova York quando 1,6 milhões de pessoas se precipitaram para vê-la numa exposição de sete semanas. Em Tóquio, permitiam-se a cada visitante alguns segundos para olhar o quadro. O objeto de toda essa atenção foi o retrato mais famoso do mundo, a “Mona Lisa”.
Historicamente, ela não era uma pessoa importante, mas,provavelmente, a jovem esposa de um mercador florentino chamado Giocondo (“Mona“ era abreviatura de Madonna, que quer dizer Senhora). O retrato definiu os padrões para a alta Renascença em vários aspectos decisivos. O uso da perspectiva, com todas as linhas convergindo para um único ponto de fuga atrás da cabeça da Mona Lisa, e a composição triangular estabeleceram a importância da geometria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MONA LISA
  • Mona lisa
  • Mona Lisa
  • Mona lisa
  • Mona Lisa
  • Mona Lisa
  • Mona lisa
  • MONA LISA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!