Momento em torno de um eixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UEG – Universidade Estadual de Goiás
UnUCET – Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas

Equilíbrio de Corpo Rígido Sob Influência de
Momento Sobre um Eixo

Gustavo Augusto Silva
Gustavo Lessa Pereira
Ruan Souza Dotta

Relatório de Experimento prática apresentado à Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do ProfessorMarcos Vinicius, como exigência parcial para a avaliação da disciplina de Mecânica.

Anápolis, 26 de outubro de 2011.

Sumário
Página
1Resumo........................................................................................................1
2 Introdução...................................................................................................1
3 Embasamento Teórico.................................................................................1
4 Parte Experimental......................................................................................3
5 Resultados eDiscussões...............................................................................6
6 Metodologia................................................................................................8
7 Conclusão.....................................................................................................9
8 ReferenciasBibliográficas...........................................................................10

1 Resumo

Neste experimento tem-se como intuído calcular a estática de um corpo rígido que possui momento sobre um eixo. Usando uma mola com constante obtida em laboratório e barras de ferros não flexíveis (Tudo isso para evitar o máximo possível o erro do experimento) e usando ferramentas físicas e matemática para calcular atração na mola para verificar se modelo físico-matemático é válido.

2 Introdução

Os problemas de equilíbrio de corpo rígido (sistemas de forças no eixo x e y e de momento sejam igual à zero) estão muito presente no nosso dia a dia, por exemplo: Equilíbrio de uma viga, laje entre outros. Por isso é de importância nosso conhecimento nesse tipo de problema, por exemplo, como colocarem equilíbrio e que procedimentos físicos e matemáticos utilizar.

Com o experimento colocaremos um corpo rígido em equilíbrio e utilizaremos procedimentos físicos-matemáticos para resolver esse problema. Sendo que procuramos um erro de 2%.

3 Embasamento Teórico

Usamos um modelo físico-matemático a fim de representar a realidade, ou seja, simplificar. Assim podemos prever o queacontece na física, tirando de base às leis e resultados experimentais. Assim evitando o demasiado uso do empirismo. Esses modelos são de suma importância como diz Valdir Aguilera:
‘Os modelos, tanto matemáticos como físicos, são importantes porque ajudam nossa imaginação e permitem a evolução das ideias e conceitos à medida que eles, os modelos, vão se aperfeiçoando. ’
A precisão do modelofísico-matemático para a realidade, ou seja, comparando os dois resultados dependem de dois fatores em si.
Uma é a precisão dos dados obtidos no que subdivide em mais fatores uma é a precisão do aparelho utilizado (precisa verificar se o aparelho se encontra em condições de uso e se contem o selo de qualidade) ou na eficiência em manuseá-los (Pessoas mal treinadas em usar o equipamento é umexemplo). Também tem outro fator importante a se levado em consideração na precisão dos dados obtidos que é todas as variáveis que envolvem o problema, que o modelo físico-matemático não consegue englobar todas estás variáveis.
Outro fator é a precisão dos cálculos realizados isso se leva em conta se uma pessoa efetua todas as etapas do calculo corretamente e também quando ao número de...
tracking img