Moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Filosofia – Marilena Chauí

Filosofia é uma palavra de origem grega composta por duas outras: Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável” e Sophia quer dizer “sabedoria”; Filosofa significa então amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber, e a disposição interior ou estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento e o respeito.
Atribuiu-se aofilosofo grego Pitágoras de Samos, que viveu no século V a.C a invenção da palavra filosofia, Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mais que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Pitágoras queria dizer que o filosofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros não coloca o saber como prioridade sua, como uma coisa para sercomprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir,mas sim pelo desejo de observar,contemplar e avaliar as coisas, as ações, a vida e acima de tudo o desejo de saber.
Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, e formas de pensar e de exprimir os pensamentos e estabelecem certas concepções sobre o que seja arealidade o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferente desenvolvida por outros povos e culturas. Tendo como exemplo os chineses que desenvolveram um pensamento muito profundo sobre a existência de coisas, seres e ações, contrarias ou opostos, que formam a realidade. Essas oposições deram nomes de dois princípios: Sendo Yin e Yang.
Yin é o principio feminino passivo na natureza,representado pela escuridão, frio e a umidade; Yang é do principio masculino ativo na natureza, representado pela luz, o calor e o seco. Para o filosofo Pitágoras a natureza é feita de um sistema de relações ou de proporções matemáticas, essas proporções aparecem para nossos órgãos dos sentidos sob a forma de qualidades contratais: quente-frio, seco-úmido, áspero-liso etc.esse pensamento alcança arealidade em sua estrutura matemática da natureza aparece para nós, isto é sob a forma de qualidades opostas.
Sendo assim o que diferencia o pensamento chinês e do filosofo grego é que o pensamento chinês toma duas características (masculino e feminino) já o filosofo grego apanha a natureza numa generalidade muito mais ampla e faz distinção entre as qualidades sensoriais que nos aparecem e aestrutura invisível da natureza, que para ele é do tipo matemático e alcançado pelo intelecto, ou inteligência; são essas diferenças que nos levam a dizer que existe uma sabedoria chinesa, uma sabedoria hindu,uma sabedora dos índios mais não há filosofia chinesa,hindu e indígena.
Em outras palavras, Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos eque por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e exprimir predominante da chamada cultura européia ocidental, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil.

O legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu

Por conta da colonização européia das Américas, nós também fazemos parte ainda que de modo inferiorizado e colonizado – do Ocidente europeu e assimtambém somos herdeiros do legado que a Filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu.
Um dos legados mais importantes da filosofia grega é, portanto, essa diferença entre o necessário e o contingente, pois ela nos permite evitar o fatalismo a ilusão de que podemos tudo quanto quisermos,se alguma força extra natural ou sobrenatural nos ajudar,pois a natureza segue as leis necessárias quepodemos conhecer e nem tudo é possível por mais que queiramos.

• A Idéia de que os seres humanos, por natureza, aspiram ao conhecimento verdadeiro, à felicidade a justiça, isto é que os seres humanos não vivem nem agem cegamente, mas criam valores pelo quais dão sentido ás suas vidas e suas ações.

Então a Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era...
tracking img