Moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOLUSCOS

Moluscos são animais predominantemente marinhos, embora existam espécies de água doce e terrestre. A maioria é de vida livre podendo viver fixos, enterrados, ou ainda nadando e andando.Há representantes de grande importância econômica, como as ostras, que produzem pérolas, e os mariscos comestíveis.
Embora possuam grande diversidade de espécies e não exista um tipo específico demolusco, todos eles presentam um mesmo plano estrutural e funcional.
Os moluscos são animais de simetria bilateral, triblásticos e não segmentados. O corpo é revestido por um epitélio simples, ciliado ecom glândulas mucosas. O sistema digestivo é completo.
O sistema circulatório é lacunar ou aberto, havendo um coração dorsal. A respiração pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. A excreção se fazpor rins. O sistema nervoso é muito centralizado e do tipo ganglionar. Há estruturas sensoriais, tácteis, visuais, quimiorreceptoras e de equilíbrio.
A reprodução é exclusivamente sexuada. Namaioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
O filo dos moluscos possui seis classes,entre as quais se destacam a classe dos gastrópodes, a dos pelecípodes e os cefalópodes.
São conhecidas cerca de 25 mil espécies de moluscos da classe dos gastropódes, vivendo em águas salgadas e doces,e outras em ambiente terrestre. A maioria é herbívora. Essa classe possui, entre outros, o caracol, a lesma e o caramujo.
Constituem-se de boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.Apresenta glândulas anexas salivares e um fígado lobulado que desemboca no estômago. O caracol possui uma rádula situada na faringe, com função de raspar o alimento.
São constituídos por um único rim, queretira os catabólitos da cavidade pericérdica. Estes são levados por um conduto excretor que se abre junto ao ânus.
O caracol de jardim é hermafrodita. Possui um sistema reprodutor bastante...
tracking img