Moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Moluscos
1. Os moluscos são animais de corpo mole, não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha,podendo ela ser interna ou externa. O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A maioria dos representantes é marinha. Possuem grande importância econômica, pois podem serutilizadas na alimentação, na fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 110 mil espécies descritas. Os principais representantes são polvos, ostras,mexilhões e caracóis.

2. Digestão
Possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por váriosdentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção de alimentos. A digestão é inicialmente extracelular, no estômago.
3. Excreção
A excreção é feita por metanefrídios. Cadametanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por ondesaem as excretas.
4. Circulação
A circulação nos moluscos é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que são do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células.Possui um ou dois átrios, e 1 ventrículo. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.
5. Respiração
Arespiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. As brânquias ficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da águapromovendo as trocas gasosas.
6. Reprodução
Podem ser hermafroditas ou dióicos, a fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
tracking img