Moldagem de folhas ceramicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS:
Técnicas de Moldação

MODELOS

São empregados na confecção dos moldes. A qualidade de sua geometria e rugosidade da superfície devem ser compatíveis com as da peça a ser produzida.

MATERIAIS EMPREGADOS
Gesso: mais simples de ser moldado, porém difícil reutilização. É bastante higroscópico precisando de impermeabilização. Madeira: é reutilizado algumasvezes. Pode sofrer ondulações devido à umidade, aparecimento de fungos e trincas. Compósitos: tem boa qualidade, podendo ser reutilizado mais vezes que os de madeira, sendo inferior apenas aos de metal. Metal: excelente durabilidade, sendo o que mais pode ser reutilizado. Boa qualidade de superfícial, porém tem custo elevado.

MOLDES
Componente responsável por dar forma a peça. Etapas relacionadas:Preparação do molde Extração da peça

MOLDAGEM MANUAL
Aplicação do gel coating;  Aplicação da camada de tecido ou manta de fibra;  Aplicação da camada de resina;  Repetição das etapas 2 e 3.




Obs: quanto menos ar houver aprisionado na resina, maior a resistência do produto moldado.

PRINCIPAIS MÉTODOS DE PROCESSAMENTO MOLDAÇÃO FECHADA


Moldação com compostos(‘’compound’’) – SMC e BMC



Moldação por transferência de resina – RTM
Moldação por injeção com reação – RIM, RRIM e SRIM Pultrusão





SMC – SHEET MOLDING COMPOUND
Composto em folha obtido com resina, fibras de vidro e cargas minerais;  Aplicado entre filmes plásticos e compactado de forma a garantir a completa impregnação do reforço;  O conjunto é enrolado e os rolos são armazenados por algunsdias para permitir que o composto atinja uma viscosidade adequada;  O composto em folha inclui todos os componentes necessários para a moldação da peça final que pode ser por moldagem por compressão ou injeção.


TIPOS DE SMC
SMC Standard  SMC de baixa densidade  SMC lite


BMC – BULK MOLDING COMPOUND
Composto em volume de composição básica igual à do SMC;  Utilizado em prensas aquente;  Moldado por compressão ou injeção;


Ao contrário do SMC não é necessário recorrer ao uma fase de armazenamento o que torna o composto em volume mais adequado para a moldação por injeção;  Possuem baixos conteúdos de fibras de vidro;  Pode conter maior teor de carga do que o composto em folha, o que a torna uma opção mais econômica mas com piores propriedades mecânicas.
 Inicialmente é introduzida a resina, os aditivos e as cargas num equipamento misturador;  A seguir é colocada a fibra de vidro que é misturada rapidamente para evitar a fratura das fibras;  O BMC pode ser imediatamente passado para a máquina de injeção ou para prensa.


MOLDAÇÃO EM PRENSA
O composto SMC (em folha) ou BMC (em volume) é cortado no tamanho necessário para a peça e pesado;  Ocomposto é aquecido numa ferramenta aquecida entre 110° e 175 ° montada numa pensa;  A prensa é fechada exercendo uma pressão sobre a peça conforme necessidade da peça e capacidade da prensa.


Devido à pressão e à temperatura que lhe diminui a viscosidade o composto é forçado a preencher todo o molde;  Aguarda-se a cura da peça;  Abre-se a prensa e retira-se a peça manualmente ou com auxíliode ejetores.


VANTAGENS
Peças com excelente acabamento superficial, baixo peso, elevada resistência mecânica e custo competitivo;  Baixo custo de mão de obra, sendo um processo muito utilizado na Europa, Estados Unidos e Canadá;  Processo pouco poluente;  Possibilidade de reciclagem;  Possibilidade de fabricação em série.


APLICAÇÃO
Produção em grande escala de peças paracarroceria ou componentes estruturais de automóveis, caixas de equipamento eletrônico;  Crescentemente aplicado em setores produtivos de materiais sanitários (banheiras) e de mobília urbana (cadeiras para estádios e cinemas);  Geralmente aplicado em peças até 1,5 m², muito embora possa produzir peças maiores.


MOLDAÇÃO POR INJEÇÃO
O composto é introduzido no alimentador;  Um atuador...
tracking img