moldagem com zetalober

757 palavras 4 páginas
Modo de usar ZETALABOR para a confecção de muralha para inclusão de Prótese Total e Parcial Removível:

Estando a Prótese Total ou a Prótese Parcial Removível pronta para a inclusão em mufla, isole internamente o metal das partes da mufla, com vaselina em pasta. A seguir, prepare gesso comum e faça a inclusão na base da mufla, da prótese em cera, seguindo os padrões já conhecidos.

Após a presa do gesso, isole-o com isolante adequado e após a secagem proceda à confecção da muralha que até então era feita com gesso-pedra e não permitia que na demuflagem da prótese pronta esta saísse limpa e sem resíduos de gesso. Com o surgimento do silicone especial ZETALABOR, revolucionou-se o trabalho de resina em próteses. Ao invés de manipular-se gesso pedra para a muralha, manipula-se o SILICONE ZETALABOR.

Coloca-se sobre uma placa de vidro, 1 concha e meia (medida que acompanha o material) de massa e a mesma extensão de catalisador em gel, que é fornecido em bisnaga. A massa é de cor cinza e o catalisador de cor avermelhada. O catalisador e a massa devem ser bem manipulados manualmente a fim de formarem uma massa homogênea.

Faça a seguir um rolete uniforme do comprimento do 2° molar esquerdo ao 2° molar direito. Adapte esse rolete na borda vestibular da prótese, junto ao gesso da base da mufla e com os dedos vá ajustando a silicona sobre a cera e os dentes, delicadamente e de maneira a copiar os detalhes esculpidos na cera.

Essa quantidade de material manipulado é suficiente para recobrir tanto a vestibular como a palatina e/ou lingual da prótese. Após a acomodação da silicona por toda a prótese, com uma espátula faça pressão sobre a oclusal e a incisal dos dentes a fim de fazer aparecerem às pontas de cúspides, o que, na prensagem, irá impedir movimentações no sentido gengivo-oclusal.

Ainda nessa seqüência, com o material mole, faça retenções em toda vestibular e palatina, e com a espátula comprima a borda inicial entre a silicona e o gesso da base, fazendo

Relacionados