Molas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
MANUTENÇÃO MECÂNICA

Molas Helicoidais

Aluno: Willian Boareto, Nº: 33
Professor: Marcelo
Data: 20/04/2011

Varginha
2011

OBJETIVO
Nosso objetivo neste trabalho é mostrar o correto dimencionamento das molas helicoidais, sua aplicaçao e utilizaçao,e alem disso estudar suas estruturas e composiçao, a maneira como se calcula suas caracteristicas finais e o destino de suaaplicaçao, vamos analizar ainda a sua aplicabilidade no meio industrial e como este elemento se tornou indispensavel em muitos processos.
INTRODUÇÃO
As molas são equipamentos fundamentais para o funcionamento de vários componentes onde se necessita de transferência de força, amortecimento, armazenamento de energia cinética, e ainda diversos outros esforços mecânicos. São inúmeras as aplicaçõesque podemos confiar a uma mola e isso faz dela um equipamento altamente requisitado na mecânica e em diversos setores produtivos industriais de nossa vida moderna.
As molas são na verdade um equipamento com o qual podemos impulsionar ou ainda dar resistência a qualquer componente, podemos utilizá-la, por exemplo, para proporcionar uma movimentação, prender objetos, amortecer algum tipo demovimento entre outros.

DEFINIÇÃO DE Molas
As molas podem ser de diversas formas e tamanhos, e contudo, pode apresentar diversas maneiras de utilização levando em conta a necessidade de aplicação que se tem.
Neste caso especifico, estudaremos as molas helicoidais que, como outras molas, sabemos que é um objeto elástico e flexível e isso nos possibilita utilizá-la também para diversas aplicações.Na maioria das vezes encontramos molas no mercado feitas de aço endurecido, porem podemos ter molas de elementos de liga dependendo da aplicação que desejamos dar a ela. Os elementos que caracterizam as molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade. Estes elementos são explicados abaixo:
* Flecha é a deformação sofrida pela mola sob a ação de uma determinada força, medida na direção daprópria força. Tal conceito pode estender-se também a um elemento elástico sujeito a um binário, neste caso a força é substituída por um momento aplicado e a deformação retilínea pelo deslocamento angular.
* Rigidez é a propriedade de um material, de sofrer tensões sem se deformar permanentemente. Sob tensão crescente, o material irá se deformar de forma elástica até o ponto em que se deformapermanentemente seja de forma rúptil, seja de forma dúctil o que depende das propriedades reológicas do material e também das condições termodinâmicas e do tempo em que a tensão é aplicada.
* Flexibilidade é a capacidade de um determinado material se tornar flexível, que se pode dobrar, curvar, etc.

Figura 01 – Exemplos De Molas Helicoidais E Esforços Sofridos.
MOLAS HELICOIDAIS
Este tipo demola tem alta aplicação na mecânica e em dispositivos diversos, por ser altamente maleável e possuir um alto potencial elástico tem uma utilização muito alta por desenvolvedores.
Normalmente enrola-se uma barra de aço em forma de hélice que pode ser cilíndrica ou cônica podendo ainda ter uma seção retangular, circular, quadrada e diversos outros modelos. Uma curiosidade sobre as molashelicoidais é que a maioria se enrola pela direita embora haja molas de lado esquerdo.
A mola helicoidal é a mais usada em mecânica devido a sua alta aplicabilidade e também por ser utilizada em locais relativamente pequenos. Quando a mola helicoidal for enrolada à esquerda, o sentido da hélice deve ser indicado no desenho.
As molas helicoidais podem funcionar por compressão, por tração ou por torção.A mola helicoidal de compressão é formada por espirais. Quando esta mola é comprimida por alguma força, o espaço entre as espiras diminui, tornando menor o comprimento da mola.

Figura 2 - Mola Helicoidal solicitada à Compressão
Da mesma forma que na barra de torção, o torque na mola helicoidal torce o fio quando a carga é aplicada. Assim, para que haja deformação linear da mola, deve haver...
tracking img