Molas, tipos e dimensionamentos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
Ao longo da historia a mola sempre exerceu um importante papel no desenvolvimento de equipamentos que sofrem força.
A mola esta presente desde uma simples caneta, até em naves aeroespaciais, existe uma diversificada gama de formatos e composição.
Por definição mola é um objeto e com que se dá impulso ou resistência a qualquer peça, para imprimir movimentos, amortecer embates,prender um objeto, destinada a reagir, depois de haver sido dobrada, vergada, distendida ou comprimida, apartir desta definição podemos notar a importância de tal peça para a sociedade.
Este trabalho tem por objetivo esclarecer as variáveis que caracterizam uma mola, bem como citar as principais aplicações, explicar seu funcionamento e a mostrar os mais importantes tipos de formatos de molas.Molas são usadas em máquinas para exercer forças, proporcionar flexibilidade, ou ainda, para armazenar ou absorver energia.
Em geral, as molas podem sem classificadas como molas de fio ou planas que incluem as helicoidais, feitas de fio em seções circulares, quadradas ou especial e podem ser desenvolvidas para resistir a compressão, tração e torção.

2-MOLAS
Uma mola é um objeto elásticoflexível usado para armazenar a energia mecânica.
As molas são feitas geralmente de aço endurecido.Trata-se de um elemento único ou uma associação de elementos (sistema) capaz de assumir notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenar uma grande quantidade de energia potencial elástica.
Os elementos característicos das molas são a flecha, arigidez e a flexibilidade.
Flecha é a deformação sofrida pela mola sob a ação de uma determinada força, medida na direção da própria força.
Tal conceito pode estender-se também a um elemento elástico sujeito a um binário, neste caso a força é substituída por um momento aplicado e a deformação retilínea pelo deslocamento angular.
Rigidez Propriedade de um material, de sofrer tensões sem sedeformar permanentemente.
Sobtensão crescente, o material irá se deformar de forma elástica até o ponto em que se deforma permanentemente seja de forma rúptil, seja de forma dúctil o que depende das propriedades reológicas do material e também das condições termodinâmicas e do tempo em que a tensão é aplicada.
Flexibilidade é a capacidade de um determinado material se tornar flexível, que se podedobrar, curvar, etc

3-TEORIA FÍSICA DAS MOLAS
Na física clássica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as ligações entre os átomos de um material elástico.
A lei de Hooke da elasticidade indica que a extensão de uma haste elástica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) é linear proporcional á sua tensão e á força usadaparaesticá-la.
Similarmente, a contração (extensão negativa) é proporcional à compressão (tensão negativa).Esta lei relaciona-se somente quando a deformação (extensão ou contração).
Para deformações além do limite elástico, as ligações atômicas começam quebradas, e uma mola pode formar ondas, ou deformar-se permanentemente.
Muitos materiais não têm nenhum limite elástico claramente definido, e alei de Hooke não pode significativa ser aplicada a estes materiais.
A lei de Hooke é realmente uma conseqüência matemática do fato que a energia potencial da haste está no estado relaxado.

4-CARACTERÍSTICAS E DIMENSIONAMENTO DE MOLAS
Chamam-se características elásticas de uma mola os gráficos que exibem a variação da intensidade da força ou do valor do momento de reação em função daexcursão (deformação) retilínea y ou angular.
Geralmente as curvas representativas resultantes são curvas quaisquer, mas existem trechos cujos diagramas mantém-se, com grande aproximação, retilíneos e para os quais as expressões da força e do momento de reação em função das respectivas excursões y e podem ser postas sob a forma F = K.y ou M = K., onde nos dois casos K é o coeficiente angular dos...
tracking img