Moléculas, células e tecidos

Moléculas, Células e Tecidos
Células

Teoria Celular

A ideia de que a célula é a unidade básica da vida é conhecida como teoria celular. Essa ideia desenvolveu-se, aos poucos, por meio deobservações microscópicas da estrutura de muitas plantas e muitos animais e, finalmente, foi aceita a presença de células, como características estrutural comum aos seres vivos em geral.
A teoriacelular foi formulada por dois cientistas alemães, Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882), nos anos de 1838 e 1839. Ela estabelece que as células são a unidade básica da vida e quetodas as plantas e todos os animais são constituídos por células.
Em 1855, Rudolf Virchow (1821-1902), baseando-se em outros estudiosos, declarou que toda célula se origina de outras célula. O biólogoWalther Flemming (1843-1905) não só confirmou a proposta de Virchow como, em 1878, provou que a divisão de uma célula produz duas células “filhas”.


Origem da teoria celular


Usado por RobertHooke
No século XVII (1665), Robert Hooke (1635-1703), físico e matemático inglês, usando um microscópio de fabricação própria, observou que a cortiça e outros tecidos vegetais são constituídos epequenas cavidades separadas por meio de paredes. Ele determinou tais cavidades de “células”, que significa “pequenos compartimentos”. Entretanto, a palavra “célula” não assumiu o seu significado atualdurante mais de 150 anos.
Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), nascido na Holanda, não era um especialista em anatomia, mas estudou todas as estruturas microscópicas. Foi o primeiro cientista a ver edesenhar espermatozóides e um dos primeiros a observar micróbios, como bactérias, com um microscópio de uma única lente.
Em 1838, Mathias Schleiden, um botânico alemão, chegou à conclusão de que asplantas apresentam organização celular. No ano seguinte, o zoólogo alemão Theodor Schwann estendeu essa conclusão aos animais. E assim nasceu a teoria celular, segundo a qual todos os seres vivos,...
tracking img