Moises123

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS

Alexandria / RN / 2011

PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS:
Ao tentar compreender como funcionam os grupos, é importante distinguir entre o conteúdo daatividade grupal e o processo que o grupo efetua para atingir suas metas e objetivos.
Desenvolvimentos de Grupos
Uma analise abrangente da literatura sobre o desenvolvimento de grupos sugere queestes atravessam um processo relativamente previsível de quatro estágios : formação, erupção, normalização e realização.
* Estágio de Formação: os membros do grupo descobrem o que irão fazer, osestilos de liderança aceitáveis, e os tipos de relaciomento , interpessoal e com a tarefa, que serão possíveis.
* Período de Erupção: ocorre quando os estilos individuais entram em conflito.
*Estagio de normalização: A resistência é vencida à medida que o grupos estabelece normas, desenvolve a coesão intragrupal.
* Estágio de Realização: o grupo está pronto para dirigir sua atenção aoatingimento de suas metas.
Socialização Grupal e Organizacional
A participação em um grupo, todavia, não é algo estático. Se houver uma rotatividade suficiente de membros, o grupogeralmente repetirá o processo de formação, erupção, normalização e realização. Esse processo é chamado de socialização organizacional.
* Socialização organizacional: um processo de adaptação duranteo qual os recém admitidos aprendem os valores normas e expectativas e procedimentos estabelecidos para assumirem papéis específicos e se tornarem membros aceitos pelo grupo ou pela organização.
A umnível genérico, a socialização organizacional é caracterizada por um processo de três fases:
Socialização antecipada, encontro organizacional ou grupal e aquisição das normas e valores do grupo.* Socialização antecipada: pode ser considerada como um estágio preliminar ou preparatório.
* Encontro organizacional ou grupal: ocorre quando o recém-chegado efetivamente entra para o grupo...
tracking img