Moedas e creditos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Dinheiro no Brasil

Durante o período colonial, as atividades comerciais eram baseadas principalmente no sistema de troca, ou escambo.
Moeda do Brasil, cunhada em 1695 - reinado de D. Pedro II de Portugal - onde aparece representada a esfera armilar assente sobre a cruz da Ordem de Cristo
Com o início da ocupação das terras brasileiras, a circulação de moedas aumentou. Além dasmoedas portuguesas, circulavam moedas de diversos países, trazidas pelos colonizadores, invasores, comerciantes e piratas.

Moeda de prata hispano-americana que começou a circular no Brasil graças à União Ibérica. Imagem extraída do livro "A moeda no Brasil: na coleção do Centro Cultural do Brasil".

As moedas portuguesas, cunhadas em ouro, prata e cobre, eram provenientes de diversosreinados. Por essa razão, recebiam vários nomes como: Português, Cruzado, São Vicente, Tostão e Vintém. O sistema monetário era o real. Os valores eram estabelecidos em réis.Em 1580, com a União Ibérica, que anexava Portugal à Espanha, houve crescente aumento da circulação de moedas de prata espanholas, denominadas reales. Os reales tinham como principal origem o Peru, em razão do comércio realizado pormeio do Rio Prata.

Fim da União Ibérica

Após a restauração da independência de Portugal, em 1640, ocorreram sucessivas alterações no padrão monetário. As moedas tiveram seu peso reduzido e valor ampliado. Em alguns casos, novas moedas foram fabricadas, ou alteradas por meio do “carimbo coroado”. Mas houve, também, aumento do valor monetário sem alteração das moedas.
O Zimbo ou Cauri erausado como “dinheiro da terra” entre algumas povoações da costa de Angola e do Brasil. Imagem extraída do livro "A moeda no Brasil: na coleção do Centro Cultural do Brasil".

Mais de um século depois de existência da colônia brasileira, o sistema monetário continuava insuficiente. A quantidade de moedas em circulação não atendia as demandas locais. Assim, outras mercadorias como açúcar,algodão, fumo, ferro, cacau, cravo, couro e aguardente eram utilizados como forma de pagamento. O zimbro, concha encontrada nas praias brasileiras era a forma de troca entre os escravos. A concha circulou, também, no Congo e na Angola.Em 1614, o Governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, estabeleceu o açúcar como moeda legal, obrigando a aceitação do produto como forma de pagamento peloscomerciantes. No Maranhão, a principal moeda era o algodão, legalmente estabelecida, em 1712.
A primeira cunhagem de moedas em território brasileiro foi feita pelos holandeses, em Pernambuco, de forma bastante rudimentar.


Moeda de cobre cunhada em Lisboa, utilizada no Brasil e Angola. Imagem extraída do livro "A moeda no Brasil: na coleção do Centro Cultural do Brasil".
Ficaram conhecidas como“moedas obsidionais”, “moedas de cerco” ou de emergência. Foram as primeiras a trazerem o nome do Brasil. Essas moedas eram feitas em ouro, tinham formato retangular e apresentavam a inscrição G.W.C que corresponde às iniciais de “Companhia das Índias Ocidentais”, em holandês.

Primeira Casa da Moeda

Com a crescente insuficiência do sistema monetário da colônia brasileira, o rei de Portugal,Dom Pedro II, determinou, em 1694, a criação da primeira Casa da Moeda no Brasil, na Bahia, que tinha como objetivo aproveitar as moedas existentes para cunhagem de novas moedas.Em seguida, a Casa da Moeda foi transferida para o Rio de Janeiro, em razão da dificuldade e perigo no transporte das moedas existentes à Casa da Moeda. Houve ainda a transferência da sede para Pernambuco, e finalmente oestabelecimento no Rio de Janeiro, em 1702, com a descoberta de ouro na região central do Brasil.

À esquerda, moeda de prata, popularmente chamada de "Patacão" por equivaler a três patacas de 320 réis. À direita, moeda de cobre conhecida como "Macuta", cunhada na Casa da Moeda do Rio de Janeiro para circular em Moçambique e São Tomé e Príncipe, colônias Portuguesas na África. Imagem...
tracking img