Moedas e creditos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MOEDA

O que é a moeda?
Moeda é todo o meio que serve para facilitar as trocas. Funciona como um lubrificante do sistema de trocas . A forma mais simples de fazer troca é a troca directa. Mas levanta problemas de redução do bem-estar potencial . Vários bens serviram como moeda ao longo dos tempos: vacas, trigo, cigarros, pão, vinho, etc...
Grande contradição – para ser moeda, um bem tinhaque ser útil, para que fosse aceite por todos. Mas, ao mesmo tempo, não podia ter procura não monetária, isto é, tinha que ser inútil ; Durante séculos, este problema foi defrontado pela teoria monetária.
Os bens de luxo, como conchas, pérolas, etc., vieram ajudar a resolver o problema. O seu valor não era alterado (degradado) pelo seu consumo não monetário.Isto significa que nem todos os benspodem preencher as condições para serem moeda!

Características da moeda

•Divisibilidade
•Durabilidade
•Aceitabilidade geral
•Ter reduzida procura não monetária
•Manter o valor
•Ser prática de movimentar
•Dificilmente falsificável

Funções da moeda
* Intermediário geral das trocas
* Unidade de conta (numerário da economia)
* Reserva de valor
A HISTORIA DA MOEDA
Asprimeiras moedas foram mercadorias e deveriam ser suficientemente raras, para que tivessem valor, e, como já foi dito, ter aceitação comum e geral. Elas tinham, então, essencialmente valor de uso; e como esse valor de uso era comum e geral elas tinham, conseqüentemente, valor de troca). O abandono da exigência do valor de uso dos bens, em detrimento do valor de troca, foi gradativo.
Entre os bens usadoscomo moeda estão o gado, que tinha a vantagem, de multiplicar-se entre uma troca e outra — mas, por outro lado, o sal na Roma Antiga; o dinheiro de bambu na China; o dinheiro em fios na Arábia.
"As moedas-mercadorias variaram amplamente de comunidade para comunidade e de época para época, sob marcante influência dos usos e costumes dos grupos sociais em que circulavam" . Assim, por exemplo, naBabilônia e Assíria antigas utilizava-se o cobre, a prata e a cevada como moedas; na Alemanha medieval, utilizavam-se gado, cereais e moedas cunhadas de ouro e prata; na Austrália moderna fizeram a vez de moeda o rum, o trigo e até a carne.
Com o tempo, as moedas-mercadorias foram sendo descartadas. As principais razões para isso foram:
* Elas não cumpriam satisfatoriamente a característica deaceitação geral exigida nos instrumentos monetários. Além disso, perdia-se a confiança em mercadorias não homogêneas, sujeitas à ação do tempo (como no caso dos gados citado acima), de difícil transporte, divisão ou manuseio.
*  A característica valor de uso e valor de troca tornava o novo sistema muito semelhante ao escambo e suas limitações intrínsecas.
O desenvolvimento de sistemasmonetários demandaram o surgimento de um novo tipo de moeda: a moeda-papel. A moeda-papel veio para contornar os inconvenientes da moeda metálica (peso, risco de roubo), embora valessem com lastro nela.
ANTES DO APARECIMENTO DOS METAIS QUAL ERA A REPRESENTAÇÃO DO DINHEIRO ?
No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. Osurgimento do comércio foi na Era Neolítica que ele teve melhor aplicação. O homem neolítico cria o dinheiro, que era representado inicialmente por sementes de cores diferentes, para facilitar a troca de mercadorias, muitas vezes cerâmica, armamentos com pedras talhadas, objetos de pederneira e minério.
Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com ode outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos...
tracking img