Moedas virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC I

PROF.: Dr. JÚLIO CÉSAR DE SALES











Moedas Virtuais





















Juazeiro do Norte- CE

Novembro 2011













INTRODUÇÃO



Moeda virtual é um modelo de dinheiro imaterial, utilizado em sítios deinternet, ambientes virtuais ou simulações monetárias paralelas a realidade. O uso da moeda virtual como instrumento de troca em ambientes virtuais vem aumentando significativamente. Grandes empresas de diferentes setores têm utilizado a moeda virtual como ferramenta de marketing e incentivo para fidelização dos seus clientes e/ou também como forma de pagamento, receita ou remunerações.

Umambiente ainda promissor da progressão natural dos seres humanos. Veja o exemplo: o escravo (humano) era trocado por mercadoria, o escambo (banana) era trocado por prata, o ouro por moeda da realeza (moeda do Rei), moeda real por papel moeda (Dólar), papel moeda por moeda eletrônica (cartão de crédito) e finalmente a moeda eletrônica trocada por “MOEDA VIRTUAL”.DINHEIRO VIRTUAL


As redes ponto a ponto (P2P), como Napster e Skype, já transformaram as indústrias da música e das telecomunicações. Mas será que uma rede ponto a ponto poderia mexer com o todo-poderoso sistema financeiro? É isto o que está propondo um grupo de ativistas da internet e da liberdade civil.
Imagine comprar, vender e trocar uma moeda sem precisar deinstituições financeiras, taxas ou contas. Tudo online. Este sistema já existe e se chama Bitcoin. Nele, o ‘dinheiro’ fica armazenado no seu HD ao invés de um banco, não existem barreiras internacionais – porque as Bitcoins são as mesmas no mundo inteiro. O mais importante: este sistema não é suscetível a inflação ou qualquer outra regulamentação estatal. Esse dinheiro virtual já está sendo aceito para opagamento de alguns bens e serviços

Bitcoin


Inventado em 2009 por um programador identificado pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, o bitcoin (ou, na abraviação comercial, BTC) se intitula a “primeira moeda digital descentralizada”. Ao contrário de outras moedas eletrônicas, que existiam apenas no universo virtual (como o Linden Dollar, do Second Life), o bitcoin é usado para comprar bensreais, que vão de roupas feitas com lã de alpaca a serviços como criação de logotipos ou assistência jurídica.


Veja como funciona a rede Bitcoin.


Tal como acontece com o Skype, cada usuário do Bitcoin baixa e executa um programa-cliente P2P no seu PC, que se comunica com programas similares que estão sendo executados por outros usuários. O passo seguinte é uma autêntica loteria: oprograma em cada cliente P2P executa uma rotina matemática que tenta gerar um número menor do que um dado-alvo que muda constantemente.








A cada 10 minutos, um cliente consegue isto e é recompensado com certa quantidade de dinheiro virtual — atualmente 50 bitcoins (BTC). É assim que são “impressos” os bitcoins.


O “bit” no nome Bitcoin não tem apenas relação com o fato de amoeda ser “virtual” – afinal, em uma época com tantos cartões de crédito e mais números em contas bancárias do que papel, a “virtualidade” do dinheiro não poderia ser um privilégio do Bitcoin. O “bit” vem do “BitTorrent”, uma rede ponto a ponto (P2P), sem um ponto central, em que essencialmente cada internauta participante tem o mesmo valor e é anônimo.


O Bitcoin não tem uma central degerenciamento, diferente das moedas como o real, que é gerenciada pelo Banco Central. Para garantir a segurança, o Bitcoin utiliza um complexo esquema matemático de criptografia.


Segurança Virtual


Uma das principais características do bitcoin é o alegado anonimato dos usuários. A moeda não existe de forma palpável, cada transação é somente um código alfanumérico trocado entre quem...
tracking img