Moedas no brasil - escambo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escambo – Moeda Mercadoria

Na antiguidade o homem produzia tudo que necessitasse em sua terra, o que excedia ele trocava com aqueles que produziam o que ele não tinha, Daí iniciou-se o comércio.Segundo Estudo de Direito (web,2012) “Como fato social e econômico, o comércio é uma atividade humana que põe em circulação a riqueza produzida, aumentando-lheautilidade”.
A ação de troca demercadoria por mercadoria ganhou o nome de Escambo.
O que determinava a prática de escambo era a simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. As mercadorias utilizadas paraescambo geralmente se apresentavam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros.Exemplo que temos de produtos que serviam como trocas na época são: açúcar, tabaco, gado, sal, conchas, toras etc.
Mesmo sendo uma forma de comércio antiga, podemos nos dias atuais encontrá-loentre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem apreocupação de sua equivalência de valor.
Variavam as formas de transações, pois nem sempre a troca implicava em contatos pessoais. Havia o comércio em silêncio ou mudo que constituía uma forma especial deescambo, no qual a permuta de mercadorias se efetuava sem a necessidade de que se entendessem pessoalmente as partes interessadas. As mercadorias eram deixadas em lugares conhecidos, onde a uma daspartes deixava o que tinha pra trocar e pegava aquilo que lhe interessava e que tivesse uma equivalência semelhante ao seu produto que não época já era consagrada pelo costume.

Segundo O Valor(web,2012) “Na história do Brasil, o escambo tem papel importante na exploração da mão-de-obra indígena pelos colonizadores, por meio de trocas de objetos de pouco valor para estes, mas com grande...
tracking img