Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOEDA



Conceito de moeda

Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços. Na sociedade moderna estaaceitação é obrigada por lei (curso forçado).


As funções da moeda

Meio de troca: serve como intermediário nas trocas econômicas.


Unidade de conta (ou denominador comum monetário):a moeda é utilizada para expressar o valor dos diferentes bens produzidos na economia, possibilitando sua comparação, ou seja, tornando-se uma unidade de medida.


Reserva de valor: a possede moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.


Tipos de Moeda

Moeda metálicas: emitidas pelo BancoCentral , constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ou como unidade monetária fracionada (troco);


Papel-moeda: também emitida pelo BancoCentral, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público;


Moeda escritural ou bancária: é representada pelos depósitos á vista (depósitos em conta corrente)nos bancos comerciais (é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais).


Moeda Fiduciária e Moeda Lastreada

Moeda fiduciária é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (oua seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária.


Moeda lastreada é um título que tem por base a existência dereservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (no primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservasassociada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente...
tracking img