Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OFERTA DE MOEDA PELOS BANCOS COMERCIAIS

Como já foi visto os bancos comerciais podem alterar a oferta de moeda através domultiplicador bancário. Embora as instituições financeiras bancárias não possam emitir moeda,os depósitos à vista em seu poder caracterizam-se pelo seu auto poder de expansão. Assim, os bancos comerciais criam a denominada moeda escritural. O multiplicador será tanto maisaltoquanto menor for a taxa de retenção pelos bancos e quanto menor for a taxa de redesconto.

* Oferta Monetária:
ou oferta de moeda é definida como a quantidade de moeda disponívelna economia. Dependendo de seu grau de liquidez, os conceitos de oferta monetária sedividem em:
M1: Moeda em poder do público mais depósitos à vista
M2: M1 + depósitos em caderneta de poupança.
M3: M2 + títulos dadívida pública federal, estadual e municipal, fundos domercado monetário (CDI, CDB, Fundos DI).
M4: M3 + depósitos a prazo e títulos privados (letras de câmbio e imobiliárias).

M1 é considerado haver-monetário, enquanto os demais ativos (que rendem juros) sãodenominados de haveres não monetários ou quase-moeda.

 A emissão de moeda é da competência exclusiva do governo, através de suasautoridades monetárias. Esta não depende, por conseguinte, da taxa de juros, mas da política econômica do governo, que estabelece a quantidade de moeda a ser emitida por período de tempo, normalmente um período de um ano civil.
 
            No  entanto, a quantidade de moeda a ser emitida, por um período de tempo, deverá ser condicionada ao crescimento do produto nacional, uma vez que, se numdeterminado período, a quantidade de moeda em circulação for superior ao valor do produto, ou seja, da quantidade de bens e serviços produzidos na economia, ocorrerá um excesso de moeda, ou excesso de liquidez, podendo, então, surgir um processo inflacionário. Por outro lado, quando a oferta de moeda for menor que o valor do produto poderá ocorrer dificuldades nas transações, vindo prejudicar o sistemaeconômico, por conta da falta de moeda ou liquidez, levando, por conseguinte, a uma queda na atividade econômica. O fato é que nenhuma das duas situações é ideal para ninguém, motivo pelo qual todo Governo se preocupa, significativamente, com esta questão da manutenção do volume de moeda em circulação no sistema econômico.    
 
            No nosso País, o Banco Central é o órgão que tem aincumbência para executar as políticas monetária e cambial, que objetivam regular o volume de moeda em circulação, o crédito, a taxa de juros e o câmbio de uma forma compatível com as necessidades da atividade econômica e a manutenção do equilíbrio do balanço de pagamentos. Em outras palavras, cabe ao Banco Central do Brasil a responsabilidade de buscar sempre manter um volume de moeda em circulação,de maneira que venha atender às necessidades de transações do sistema econômico, sem a existência de excesso ou falta de moeda.
 
            É importante esclarecer, que a Lei nº 4.595, de 31/12/1964, criou o Banco Central do Brasil (Bacen) e o Conselho Monetário Nacional (CMN), com o objetivo de desempenharem as funções de autoridades monetárias no País, cabendo a este as principais funçõesdecisórias na área monetária, enquanto que o primeiro encarregar-se-á das funções executivas de supervisão e fiscalização na área bancária, além de cumprir e fazer cumprir as decisões tomadas pelo Conselho Monetário Nacional.
 
b) Oferta de moeda pelos bancos comerciais por intermédio do multiplicador monetário
 
            Os bancos comerciais podem, também, expandir os meios de pagamentos(moeda), ou seja, aumentar a oferta de moeda na economia através de um mecanismo chamado de multiplicação da moeda escritural ou depósitos à vista em seus cofres.
 
            A referida multiplicação se processa de uma maneira muito simples. Os depósitos à vista, ou em conta corrente, num banco comercial constituem um fundo disponível em que, através do cheque, os seus titulares poderão, a...
tracking img