Moeda e cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Moeda e Câmbio

Introdução

Devido à dificuldade de haver uma coincidência de interesses no comércio internacional de bens e serviços, os comerciantes demandaram a criação de um instrumento de troca que não fosse a própria mercadoria. As moedas, a partir daí, começaram a ter paridade entre si, sendo um meio facilitador do comércio como um todo.

Cambiar é trocar por definição. O mercadoutiliza este conceito agregado ao de moeda (como um meio de troca). O câmbio é expresso em unidades de uma moeda, por exemplo, 1,7060 reais por 1 dólar. A maioria das moedas é expressa em unidades com relação a um dólar, com relação da libra esterlina e o euro, que são expressos por unidades de dólar por libra ou euro. O euro é expresso 1,3 dólares por euro, por exemplo.

O mercado de câmbio éaquele que envolve a negociação de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas.

A paridade entre moedas pode variar muito de tempos em tempos. Quando uma moeda tem o mesmo valor do que outra, dizemos que têm o mesmo valor. Porém, quando precisamos de mais unidades de uma moeda para adquirir outra, dizemos que ela vale menos do que a outra, por exemplo 1,2 yen japonêspor dólar americano.

Quando necessitamos de mais unidades de uma moeda para adquirir uma outra, dizemos que a primeira se desvalorizou ou depreciou com relação à segunda, e quando necessitamos menos unidades de uma moeda para adquirir outra, dizemos que essa se apreciou ou valorizou com relação à segunda.

O imbróglio reside no fato de que nem todas as moedas são totalmente conversíveis nomercado internacional, ou seja, nem todas as moedas são aceitas no mundo inteiro, por razões legais e comerciais. Parceiros comerciais normalmente aceitam a moeda um do outro com facilidade em função da liquidez que tal moeda tem no mercado de transações comerciais dos dois países. Muitas vezes restrições legais não permitem a convertibilidade de uma determinada moeda de um país, mas outro paísaceita livremente. Principalmente as moedas dos países desenvolvidos são aceitas plenamente no mercado internacional.

Tipos de moedas

Conversíveis

Moedas aceitas livremente por países sem qualquer restrição em qualquer país (USD, libra, yen, euro etc.).

Inconversíveis

Moedas que não têm aceitação no mercado internacional do câmbio (real, peso argentino etc.).

No mercadointernacional de divisas são transacionadas as moedas conversíveis, tais como o YEN, o EURO, a LIBRA ESTERLINA etc. Esta negociação acontece com as moedas mais líquidas, uma em relação à outra.

Instrumentos Cambiais no país

Todos os instrumentos cambiais utilizam o dólar Ptax 800 de venda do dia anterior como parâmetro de variação cambial, no entanto, com a mudança do regime cambial, começam a aparecerinstrumentos diferentes para atender a demandas específicas dos clientes, onde o ponto de partida, por exemplo, é o dólar do momento e não o do dia anterior, e também produtos onde o preço de liquidação do contrato é o dólar do fechamento do câmbio.

Fatores determinantes da taxa de câmbio

Influenciam a taxa de câmbio fatores domésticos, tais como: reservas cambiais, balanço de pagamentos einstrumentos cambiais no país.

Fatores não mensuráveis, mas que podem influenciar o preço da nossa moeda, são problemas políticos de sucessão, dificuldades de aprovação de reforma, situação fiscal etc. Estes podem gerar um maior grau de incerteza quanto à situação do país, aumentando o risco-país, o que vai influenciar diretamente no fluxo cambial. Há também fatores externos que podeminterferir na taxa de câmbio – taxas de juros internacionais, principalmente a taxa americana e da comunidade europeia -, que podem definir para onde vai o fluxo de moeda dos investidores.

Como se negocia câmbio no Brasil

As formas de negociação de câmbio no Brasil são:

Entre banco e cliente: todas as operações de comércio exterior, seja importação ou exportação, operações financeiras –...
tracking img