Moeda, controle monetário e inflação

Páginas: 12 (2987 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
2. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Com relação à origem da moeda não existem relatos sobre quando foi o seu surgimento, no entanto, desde a antiguidade sua utilidade foi notada. Pode-se dizer que bens e serviços foram usados como meio de troca, sendo considerados como moeda de troca.
Existem relatos históricos que demonstram como diversas civilizações realizaram seus comércios utilizando achamada moeda de troca, por exemplo: Roma Antiga – Sal, China – Bambu, Arábia – Dinheiro em fios e no Brasil – Escambo.
Os metais preciosos posteriormente passaram a ter mais aceitação nas civilizações, devido a sua oferta limitada e, portanto, o preço era estável e alto. A forma de verificação dos valores relativos aos metais era feito através da pesagem desses, por isso, era comum verificar nas mãosdos mercadores uma balança.
Os mercadores superaram o uso da balança, através da cunhagem (impressão na moeda de uma figura para mostrar seu valor). Porém, surgiu um outro problema: o da recunhagem, diante da qual o governante para pagar suas contas aproveitava a comemoração de um fato para retirar de circulação às moedas existentes e inserir outras com símbolos do período festivo. Asrecunhagens eram feitas para financiar o tesouro real.
A inflação surge, em conseqüência da retirada de dez moedas de circulação, realizada pelo soberano, e o lançamento de onze novas, ficando sob o seu poder uma moeda.
A inflação era ocasionada devido a uma maior quantidade de moeda no mercado e aumento na demanda e elevação dos preços. Diante desta questão, surge a Teoria Quantitativa que afirma:“Existe uma relação direta entre o nível geral de preços e a quantidade de moeda em circulação”.
O ouro e a prata foram os primeiros metais a serem utilizados. Na idade média a escassez de moeda obrigou os pequenos comerciantes a usarem a letra de câmbio para suas transações comerciais.
Na atualidade, a moeda é usada como forma de pagamento para pequenos valores, pois, a crescente circulação de valorese a diversificação nas economias interligadas, fizeram eclodir diversas formas de pagamento, tais como: Cartão de crédito, cheque, tíquete alimentação, vale-transporte, dentre outros.

3. CONTROLE DA OFERTA DA MOEDA

A oferta da moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, por meio da emissão de notas e moedas metálicas, quanto pelos bancos comerciais que, apesar de não poderemitir, podem, no entanto, criar ou destruir moedas .
Segundo Luiza Rodrigues, a oferta de moeda pode ser conceituada como o armazenamento de moeda na economia, conhecido como estoque de moeda. Quando a relação entre moeda e produto interno bruto (PIB) for grande, os juros caem e os preços se elevam, assim como, se for o inverso, os juros aumentam e os preços caem. Através dos Bancos Centrais ocorre ocontrole da oferta da moeda, por meio da mudança das chamadas reservas bancárias (quanto maior a taxa de reservas bancárias menor a oferta de moeda) e se tratando da compra e venda de títulos, existe um controle do número de papéis moeda emitidos.
O Banco Central é o responsável pelo controle da oferta da moeda e para isso utiliza vários meios, dos quais cito: emissões de papel moeda (coloca emcirculação moedas e papeis suficientes para a manutenção e desenvolvimento da economia), reservas compulsórias dos bancos comerciais (os bancos devem guardar uma parcela dos depósitos como reserva, para atender ao movimento do caixa), operações de mercado aberto (open market) (venda ou compra, pelo Banco Central, de títulos públicos no mercado de capitais) e política de redesconto (o Banco Centralempresta dinheiro aos bancos para que os mesmo possam exercer uma política acessível de credito aos seus clientes).
No recolhimento compulsório há a fixação de uma garantia, obrigatória, para os depósitos e o Banco Central controla as reservas que os bancos privados depositam em seus cofres. Esse método é utilizado como meio de controle de emissão de moeda escritural. Havendo crescimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a moeda a inflacao
  • MOEDA E INFLAÇÃO
  • Moeda e inflação
  • moeda e sistema monetario
  • Moeda e mercado monetario
  • Moeda e o sistema monetário
  • Sistema monetário e inflação
  • CRESCIMENTO DA MOEDA E INFLAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!