Modulo 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| CEFORTE – CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICARua Espírito Santo, 341-Ed. Maia Sl. 311-CentroBelo Horizonte – MGTel.: 3222-6892 – Fax 3224-1363- E-mail: cefortebh.2re@hotmail.comEXTENSÃO BELO HORIZONTE | |

MÓDULO III
SOCIOLOGIA
Prova Final
1. Dê o conceito e o objeto de Estudo das Ciências Sociais.
RESPOSTA. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas váriasformas de manifestação. 
Desta forma, pode-se dizer que as Ciências Sociais caracterizam-se pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano.
Assim, o objeto das Ciências Sociais é o ser humano em suas relações sociais.
2. Explique quais são as principais Ciências Sociais.
RESPOSTA. Sociologia, Economia, Antropologia, Ciências políticas.
3. Explique uma das contribuições deDurkheim para a Sociologia.
RESPOSTA. Foi com Durkheim que a sociologia passou a ser uma considerada um ciência como tal se desenvolveu, ele formulou as primeiras orientações para sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem do que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a sociologia é o estudo dos fatos sociais.
4. Qual era a forma deidentidade social do homem medieval?
RESPOSTA. A identidade das pessoas até então baseada na vida comunitária e familiar (clã) vai sendo substituído pelo individualismo. As questões sagradas e transcendentais vão sendo substituídas por questões mais imediatistas e materiais, centradas principalmente no homem.
5. O que você aprendeu sobre a mentalidade do homem renascentista?
RESPOSTA. Ohomem passa a sua mentalidade de medieval para a mentalidade moderna. Nesse período o homem troca os valores dominantes da idade média por novos valores baseado no homem como o centro de um mundo compreendido de uma maneira moderna.

6. O que você entende por utopia?
RESPOSTA. Utopia seria o ideal inalcançável, um lugar com igualdade social onde a ajuda mutua seria a principal ferramenta parasustento de todos, de forma que todos teriam uma vida sem luxos porem digna.
7. O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores. Quais?
RESPOSTA. O Renascimento desenvolveu nos homens novos valores, diferentes daqueles vigentes na Idade Média. Os valores renascentistas estavam mais adequados ao espírito do capitalismo, um sistema econômico voltado para a produção e a troca, para a expansãocomercial, para a circulação crescente de mercadorias e para o consumo de bens materiais.
8. A filosofia social dos séculos XVII e XVIII reconhecia no homem o que?
RESPOSTA. Reconhecia-se no homem, portanto, a capacidade de pensar e escolher, de opinar e resolver sem que leis rígidas perturbassem sua conduta.
9. Por que Adam Smith pode ser considerado o fundador da Ciência Econômica?RESPOSTA. Por que foi ele quem demonstrou que a análise científica podia ir além do que era expressamente manifesto nas vontades individuais. Em sua analise sobre a riqueza das nações descobriu no trabalho, ou seja, na produtividade, a grande fonte de riqueza. Não era somente a agricultura, como queriam os fisiocratas, a principal fonte de bens; mas o trabalho capaz de transformar matéria bruta emprodutos com valor de mercado.
10. Como Locke justifica a criação do poder legislativo e do poder executivo?
RESPOSTA. A idéia era distribuir as tarefas governamentais e a mutua fiscalização entre os poderes do estado. legislativo, incumbido da colaboração e da discussão das leis; executivo, encarregado da execução das leis, tendo em vista a proteção dos direitos naturais à liberdade, àigualdade e a propriedade; e judiciário, responsável pela fiscalização à observância das leis que asseguravam os direitos individuais e seus limites.
11. Quais os fatores que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento científico?
12. Quais os avanços científicos que contribuíram para o surgimento das ciências sociais no século XIX?
RESPOSTA. Vários aspectos da filosofia da ilustração...
tracking img