Modulo 1 profuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO - ENSINO MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
Rua:Guaíra 3275, Jardim La Salle Cx.P.441 Fonefax: (0**45)3252-2174 /3252-0401
Email: premen@uol.com.br SITE www.premen.com.br Toledo-Paraná CEP. 85903-220
HELENA BEATRIZ MATTGE ROCHA

MEMORIAL DO MÓDULO I: FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃO, EDUCADORES,PROFISSIONAIS E GESTORES

TOLEDO, 30 DE AGOSTO DE 2011
HELENA BEATRIZ MATTGE ROCHA

MEMORIAL DO MÓDULO I: FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃO, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

Apresentação do Memorial do Módulo I: Funcionários de Escolas: cidadão, educadores, profissionais e gestores, como requisito de avaliação parcial do Curso ProFuncionário Técnico em Secretaria Escolar, sob a tutoria daProfessora Dianete Maria Ragazzan.

TOLEDO, 30 DE AGOSTO DE 2011

INTRODUÇÃO

Este memorial tem como objetivo descrever as aulas referentes ao módulo 1, Funcionários de Escolas: Cidadão, Educadores, Profissionais e Gestores, do curso do Profuncionário – Técnico em Secretaria Escolar, trabalhado no período de 06 de agosto a 27 de Agosto de 2011 e os pratiques propostos com vistas à fixação eaprofundamento dos conteúdos abordados.
O estudo deste módulo tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a estrutura e a operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federal, estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadão, educador, profissional e gestor das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino, analisar os limites e possibilidades de construção deprocessos de participação que contribuam para o repensar da gestão da educação e da escola pública, envolvendo os diferentes sujeitos da comunidade local e escolar, dando ênfase ao papel dos funcionários da educação.
Os conteúdos trabalhados se referiram a construção da identidade dos funcionários no contexto da estrutura e funcionamento da educação básica. A importância dos diferentes papeisexistentes dentro do contexto escolar, sobre a consciência do educador do seu papel e que este se reflete no educando.



MEMORIAL 1º ENCONTRO PRESENCIAL
06/08/2011

Iniciou-se a aula às 7:30 horas com a apresentação da Tutora Dianete Maria Ragazzan que trabalhará com a turma no decorrer do curso e todos fizeram sua apresentação pessoal. Nossa turma é composta de educadores de váriascidades, sendo que a maioria possui ou cursa algum curso superior. A tutora falou sobre a metodologia adotada para o desenvolvimento das aulas do curso profuncionário e dos procedimentos para a prática profissional supervisionada que deverá ser realizada 8 horas no estabelecimento onde atua e 8 horas em outro estabelecimento de sua preferência. Orientou quanto ao preenchimento da ficha da PPS, omemorial e disponibilizou aos aluno a composição Curricular do curso.
Conforme previsto para a data de 06/08/2011, fomos dispensados para o evento realizado pela APP – Sindicato em comemoração ao dia do funcionário de escola 07 de Agosto. Nesta oportunidade tivemos a presença do José Valdivino – Representante dos funcionários na APP Estadual que dissertou sobre a história da educação no Brasil e como sedeu a luta pelo reconhecimento dos funcionários de escola no decorrer do tempo.

Palestra Valdivino dia 06/08/2011

Os funcionários das escolas sempre desempenharam um papel importantíssimo, porém desvalorizado pelo poder público e sem reconhecimento social. Como parte de uma sociedade capitalista, que se baseia na divisão do trabalho entre o manual e o intelectual, a escola também sedivide entre os que pensam e os que executam. Assim, na divisão entre o trabalho intelectual e braçal, o segundo ficou por conta de um indivíduo menos prestigiado e, em geral, das camadas populares da sociedade. A reprodução deste processo foi consagrada na constituição da categoria dos funcionários das escolas considerados "subalternos", chamados de auxiliares ou de apoio, construindo relações...
tracking img