Modo de vida do homem da pré história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos historiadores chamam a história dos primeiros seres humanos da Terra de Pré-História, período que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita, por volta de 4000 a.C. Mas a história se estenderia da invenção da escrita aos dias de hoje.
Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Mas como se sabe, as fontes não-escritas (pinturas,restos materiais, ossos, etc) são tão importantes quanto as escritas. (livros, jornais, revistas) para o estudo das sociedades humanas.
Além disso, antes da escrita o homem conseguiu dominar o fogo, desenvolver agricultura, criação de animais. Tais conquistas foram tão importantes quanto todas as outras realizações do homem após a invenção da escrita.
O período que vai do aparecimento dos sereshumanos à invenção da escrita pode ser dividido em dois: o Paleolítico e o Neolítico.

Paleolítico

* cerca de 2 milhões de anos – Surgimento do homem (gênero Homo)

Neolítico

* cerca de 5000 a.C Descoberta do uso dos metais
* cerca de 4000 a.C Invenção da escrita.
Esta divisão baseia-se nas técnicas e nos materiais que nossos antepassados usavam para fazer seus utensílios. Porisso o Paleolítico (lítico refere-se à pedra), chamado também de Idade da Pedra Lascada e o Neolítico, de Idade da Pedro Polida.  Esta divisão foi criada com base na história da Europa e não pode ser aplicada ao estudo das sociedades africanas, asiáticas e americanas.
Os primeiros povos tiveram que inventar os objetos que necessitavam para o seu dia-a-dia, ao contrário de nós que ao nascermos encontramos os objetos que utilizamos no nosso cotidiano.
Nós vamos ao supermercado e compramos os alimentos, eles nem tampouco sabiam se iriam conseguir comida, e também conviviam com a ameaça de, de repente serem atacados por animais ferozes, como os mamutes, ursos ou tigres. Quando conseguiam caça-los, tinham que aproveitar tudo da melhor forma.
 O mamute era bem aproveitado. Sua carne servia dealimento, seus ossos era utilizado como arma, sua pele era usada na confecção de roupas e para cobrir cabanas onde moravam os homens do período paleolítico.
No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, ossos, madeira para fazer os objetos utilizados no trabalho. Era o Paleolítico.
Faziam ferramentas batendo pedras duras ou silex (rocha muito dura de cor cinza-escuro ou amareloclaro) até conseguirem os objetos necessários: arpões, lanças e pedras cortantes, que serviam como machados e facas. Essas ferramentas eram utilizadas para coletar frutos, raízes e também para abater animais.
Por viver da caça da pesca e da coleta vegetal, eram chamados  de coletores e caçadores.

O Fogo
Com a descoberta do fogo a vida dos povos do paleolítico mudou bastante. Os cientistasacreditam que o homem conseguia o fogo, mergulhando galhos em incêndios florestais causados por raios. Porem, só mais tarde ele aprendeu a produzi-lo.
Com a descoberta do fogo os seres humanos podiam se aquecer, ter luz à noite, sobreviver em regiões geladas, afugentar animais ferozes e cozinhar seus alimentos.
O arco e a flecha foi outra descoberta engenhosa, com ela o homem podia caçar animaisvelozes, como a lebre, o veado e os pássaros, até mesmo caçar o tigre-de-dente-de-sabre. O arco e a flecha ajudaram o homem a evitar longos períodos de fome e colaboraram para aumentar seu tempo de vida.

As pinturas
Os homens de Paleolítico foram ótimos artistas. Pintavam figuras de animais nas paredes das cavernas. Eles usavam tintas vegetais e também o carvão. Essas pinturas foram chamadas derupestres
Alguns autores afirmam que, a arte rupestre era uma forma de magia: o homem pintava animais por acreditar que assim fazendo seria mais fácil de caça-los.
Já outros, como John Halverson, da Universidade da Califórnia, afirmam, que eles pintavam simplesmente  “por amor à arte”. Outros ainda, associam a pintura rupestre a uma forma de prática religiosa que incluía a dança e música...
tracking img