Modo de produção capiatlista

2921 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UEMS
LETÍCIA RECALDE COSTA
THIAGO ARAÚJO

RESUMO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL

CAMPO GRANDE
JUNHO / 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL- UEMS
LETÍCIA RECALDE COSTA
THIAGO ARAÚJO

RESUMO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL

Trabalho acadêmico formulado para atender aos requisitos da disciplina História da Arte, ministrada pela Prof. Dra. Carla Villamaina Centeno.

CAMPO GRANDE
JUNHO / 2011
O capitalismo teve seu início na Europa, suas características aparecem desde a baixa Idade Média com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade (como isso ocorre?). Com A substituição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista resulta numa revolução social. Esta nova classe social buscava (qual?) o lucro através de atividades comerciais e aos poucos se estabelece como sistema econômico predominante.
Adam Smith (ano de publicação) faz (fez) uma crítica ao capitalismo sobre as corporações, refere-se (referiu-se) ao monopólio como nocivo à sociedade. O monopólio promove (promovia) a pobreza pois dificulta o acesso assim o preço do produto aumenta, elevando o lucro e diminuindo o custo de produção simultaneamente. A qualidade dos bens é péssima porque ninguém mais produz, o preço mantem-se alto já que não tem concorrência. As corporações compram barato e vendem caro, algo bem lucrativo e como conseqüência do seu próprio monopólio acabam por comprar caro todos os demais produtos ficando suscetíveis a outras corporações e associações. O monopólio reduz o número de concorrentes, com isso encontramos outra conseqüência negativa para as corporações é a redução de clientes. (colocar os verbos no passado)
A sociedade capitalista para Marx e Engels (ano de publicação) divide-se em praticamente duas classes: burgueses que possuem os meios de produção e proletariado que detém a capacidade de trabalho e a vende

Relacionados