Modigliani Paix o pela vida

453 palavras 2 páginas
Modigliani: Paixão pela vida
Retrata-se a loucura de dois artistas, anos loucos na grande Paris, com muito sexo, drogas e claro muito amor. Retrata uma época onde a pintura era uma profissão de elite e poucos alcançavam o sucesso. De um lado um artista cubista que procurava retratar o contraste entre os dois mundos, por outro lado Modigliani, alcoólatra porém com muito talento, perdido várias vezes entre a decadência e o amor, amor pela arte, por seus amigos e pela sua eterna amada Jeanne Hebúterne,

É revelado no filme um artista que obtém sucesso no dia do seu falecimento. Modigliani foi um artista expressionista longe da riqueza, porém a pintura é sua sobrevivência pois é algo que ele fazia muito bem e que gostava muito. Picasso um artista cubista que buscava a fama e usava a sua arte para fazer dinheiro, aproveitava do seu talento para enriquecer.
Em vários momentos é óbvio perceber a relação de amor e ódio entre ambos. Em um dos primeiros momentos do filme, Modigliani ao entrar em um bar pergunta a Picasso como se faz amor com um cubo, irritando o artista ao ironizar suas obras relacionadas ao cubismo.
Um embate muito grande entre eles foi quando ao apresentarem suas obras juntos, Modigliani se irrita ao ver que Picasso pintou Jeanne, quando na verdade sua amada aceitou o propósito de Pablo para que ela pudesse ajudar Modigliani, e assim o artista expressionista descontente com tudo destruiu sua pintura indo embora.
O momento mais esperado com certeza foi quando Modi desafia Picasso para a competição, seria o momento de maior embate entre visões dos diferentes artistas, cada um teria que dar o melhor de si e fazer a melhor obra. Na verdade Modigliani não queria participar da competição pois para ele a pintura não era feita para obter lucro em cima mas sim para mostrar o dom que tinha nas mãos, porém precisava de dinheiro para cuidar de sua filhinha e não teve outra escolha.
Um dos momentos mais importantes do filme foi quando Modigliani disse a Jeanne

Relacionados

  • Picasso
    19061 palavras | 77 páginas