Modificado DEVOCIONAL BOLETIM IPM 26

543 palavras 3 páginas
DOUTRINAS REFORMADAS 8 – SOLA FIDE
“Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.
Não há distinção" (Romanos 3.22)
A doutrina expressa que a salvação é somente pela fé. O termo surgiu como uma conseqüência da tradução de Lutero para Romanos 3.28, em que acrescentou a palavra "só" para a frase "o homem é justificado pela fé [sozinho], independentemente das obras da lei" (NVI).
A tradução é justificável tendo em vista ser a única alternativa ao falso ensino da Igreja de Roma: que a justificação seria obtida pelas boas obras. Ensino que Paulo expressamente repudiou em suas cartas. O Concílio de Trento (1545-63), por outro lado, se opôs vigorosamente a tradução de Lutero e tudo o que isso implicava, declarando: "Se alguém diz que a fé justificadora não é nada mais do que confiança na misericórdia divina, que remete pecados por causa de Cristo, ou que esta confiança sozinha é que nos faz justificados, que seja anátema" (Sessão 6, Can. 12).
O Sola Fide declara que a salvação do homem é totalmente dependente da atividade de Deus e não é de forma alguma condicionada pela ação do homem. A escolha do homem pelo pecado tornou-o incapaz de ação espiritual, ele está morto espiritualmente. Se não for resgatado por uma fonte fora de si mesmo, ele haveria de perecer eternamente neste estado. Deus tomou a iniciativa de restaurar a humanidade para si através da morte de Cristo, que remove a culpa do homem, e imputa a justiça de Cristo àqueles que crêem.
Qual é a origem da fé, de onde ela vem? Fé é uma graça, um dom de Deus (Ef. 2.8; Fp. 1.29). Ela inicia e continua como uma obra do Espírito de Deus. Homens caídos não podem ler e entender a Bíblia sem a Sua assistência miraculosa. Eles não podem apreender nem confiar na verdade, nem podem aceitá-la e aplicá-la a si mesmos, ou recebê-la no coração como um convite pessoal de Deus. Pecadores não podem se voltar para Cristo sem o auxílio soberano e poderoso de Deus. Somente quando, e não até que, o Espírito

Relacionados