Modificação quimica das argilas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quim. Nova, Vol. 32, No. 3, 809-817, 2009 Modificação quíMica de argilas: desafios cienTíficos e Tecnológicos para obTenção de novos produTos coM Maior valor agregado Érico Teixeira-neto* e Ângela albuquerque Teixeira-neto Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, Rua Santa Adélia, 166, 09210-170 Santo André – SP, Brasil Recebido em 15/1/09; aceito em 19/3/09; publicadona web em 2/4/09

CHEMICAL MODIFICATION OF CLAYS: SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL CHALLENGES FOR OBTAINING NEW VALUE-ADDED PRODUCTS. Chemical modification of clays is possible due to their ion-exchange and adsorption capacities, which allows the adjustment of the physicochemical properties of the surfaces of their layers. This modification makes possible the use of clays to produce a great numberof new materials, which range from coarse applications such as oil based drilling fluids to refined applications such as pharmaceutical products. This article intends to expose where there is still space for research and investment aiming at the performance improvement of clay-based materials. Keywords: bentonite; pillared clays; controlled release.

“Não se tira nada de nada, o novo vem doantigo, mas nem por isso é menos novo.” Bertolt Brecht, 1898 – 1956 (dramaturgo, poeta e encenador alemão) inTrodução Argilas têm sido usadas pela humanidade desde a antiguidade para a fabricação de objetos cerâmicos, como tijolos e telhas e, mais recentemente, em diversas aplicações tecnológicas. As argilas são usadas como adsorventes em processos de clareamento na indústria têxtil e de alimentos, emprocessos de remediação de solos e em aterros sanitários. São usadas para ajustar as propriedades reológicas de fluidos de perfuração de petróleo e de tintas, como carreadoras de moléculas orgânicas em cosméticos e fármacos e como suporte para catalisadores. O interesse em seu uso vem ganhando força devido à busca por materiais que não agridem o meio ambiente quando descartados, à abundância dasreservas mundiais e ao seu baixo preço.1 A possibilidade de modificação química das argilas permite o desenvolvimento do seu uso para diversos tipos de aplicações tecnológicas, agregando valor a esse abundante recurso natural. Um levantamento recente do número de patentes e de trabalhos acadêmicos contendo as palavras argila e argilas ou clay e clays, realizado nas bases de dados Web of Science®,Espacenet e INPI pode ser visto na Tabela 1. A análise dos resultados mostra que os pesquisadores acadêmicos brasileiros contribuem com fração relevante (3,6%) dos trabalhos publicados internacionalmente sobre argilas. Essa fração é maior do que a fração total de trabalhos acadêmicos brasileiros frente à produção mundial, que segundo a CAPES foi de 2,0% em 2007.2 Entretanto, a fração brasileira deregistros de patentes protegendo a fabricação de produtos que usam argilas é de apenas 0,4%. Considerando que a maior parte desses registros foi feito por indústrias estrangeiras e que o Brasil é responsável por 2,0% da produção mundial de argilas, a participação das indústrias e universidades nacionais na proteção de tecnologias para aplicação de argilas em produtos é muito baixa.

Tabela 1.Levantamento do número de patentes e de trabalhos envolvendo o uso de argilas nas bases de dados indicadas Base de Dados Palavras-chaves Espacenet INPI Web of Science clay ou clays argila ou argilas clay ou clays clay ou clays, Brazil Patentes 50.997 222 (0,4%) Artigos 50.171 1.808 (3,6%) Revisões 2.401 15 (0,6%)

Base de Dados Palavras-chaves

recurso naTural: argilas As argilas são comumentedefinidas como materiais naturais, terrosos, de granulação fina que, quando umedecidos com água, apresentam plasticidade. De modo geral, o termo argilas refere-se às partículas do solo que possuem diâmetro inferior a 2 µm e das quais podem fazer parte diferentes tipos de minerais: silicatos lamelares de magnésio e de alumínio (filossilicatos), quartzo, feldspato, carbonatos, óxidos metálicos e...
tracking img