Modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modernismo em Portugal (1915-.....) e no Brasil (1922 até dos dias atuais)
MODERNISMO EM PORTUGAL: 1915

No começo do século XX, o progresso tecnológico, as disputas das grandes potências por mercados de consumo, os movimentos políticos nacionalistas e a Primeira Guerra Mundial provocaram profundas transformações na sociedade européia, atingindo as artes em geral e a maneira de se olhar o novocenário que se impunha.
Surgem, então, na Europa, várias manifestações artísticas, sob a denominação genérica de movimentos de vanguarda, que tinham posições comuns em relação às artes: liberdade, interpretação pessoal da realidade, rebeldia, ilogicidade, busca de novas formas de expressão, etc.
1- Futurismo Itália): Movimento lançado pelo poeta Marinetti, em 1909, que propunha a destruição dopassado, exaltação da vida moderna, o culto da máquina e da velocidade. Enaltecimento da guerra, militarismo e patriotismo. Marinetti preconizava a destruição da sintaxe, eliminação da pontuação e abolição do adjetivo, advérbio e conjunções.
2- Cubismo (Espanha): Na pintura decompunha objetos da realidade cotidiana em diferentes planos geométricos para sugerir a estrutura global. Na poesiavalorizava o subjetivismo, a ilogicidade, a frase nominal, o tempo presente e o humor. Na pintura um dos exemplos é Picasso.
3- Dadaísmo (Suíça): Movimento Dadá, lançado em Zurique, pelo romeno Tristan Tzara, em 1916. Ele reflete a atmosfera pessimista da Primeira Guerra Mundial. Pregava a destruição de todos os valores culturais da sociedade que fazia a guerra, instalando o absurdo, o ilógico e oincoerente. Buscava-se assim uma antiarte, irracional e anárquica, aproximando-se com o mundo dos loucos e das crianças.
4- Surrealismo (França): Movimento lançado na França, em 1924, valorizava o passado, buscava a emancipação total do homem fora da lógica, da razão, da família, da Pátria, da moral e da religião. Influenciados pela teoria psicanalítica de Freud, os surrealistas conferiam importânciaao sonho e à exploração do inconsciente, praticando automatismo psíquico e a expressão libertada da censura e sem controle da razão.
Estes movimentos influenciaram o Modernismo brasileiro.
O marco inicial do Modernismo em Portugal foi a publicação, em 1915, da revista Orpheu. A sociedade portuguesa vivia uma situação de crise aguda e de desagregação de valores. Os modernistas portuguesesrespondem a este momento, agredindo o sistema com escândalo e sarcasmo. Os principais modernistas em Portugal foram:
1- Fernando Pessoa (1888-1936): Nasceu em Lisboa e viveu na África do Sul até 1905. Ele
foi um dos maiores escritores de Portugal. Seus temas são marcados pelo idealismo, nacionalismo, ceticismo, tristeza, melancolia, tédio. O aspecto mais marcante deste poeta são seus heterônimos, istoé, outros poetas que ele criou como se existissem verdadeiramente: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos.
2- José Saramago: Nasceu m 1922, em Azinhaga, Portugal. Filho de camponeses, tornou-
se romancista, teatrólogo e poeta de expressão internacional. Recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1998. Suas obras tornaram-se best-sellers, traduzidas para muitos idiomas, do Japão aos EstadosUnidos. Adepto de ideais comunistas, Saramago envolveu-se com a vida política de Portugal e mergulhou com profundidade na cultura e civilização explorando múltiplos aspectos.
3- Mário de Sá-Carneiro: Nasceu em Lisboa em 1880. Em 1915 lança a revista Orpheu em Lisboa.
MODERNISMO BRASILEIRO: 1922 até os dias atuais
O início do Modernismo no Brasil é assinalado pela Semana de Arte Moderna,ocorrida em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, em São Paulo. A Semana de 22 foi o resultado de uma série de eventos, que marcaram a vida cultural brasileira nas duas primeiras décadas deste século. São eles:
1912: O retorno de Oswald de Andrade da Europa, imbuído do Futurismo, que se baseia numa vida dinâmica, voltada para o futuro, numa linha positivista e materialista.
1913: A primeira...
tracking img