Modernismo portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Modernismo português
O movimento artístico chamado Modernismo, em Portugal, deu seus primeiros passos em 1910, numa época de transição e de instabilidade política naquele país com amudança do regime monárquico para o regime republicano. Porém, o ponto alto de início desse movimento deu-se em 1915, com a publicação da revista Orpheu, que tinha entre seus escritores Mário de Sá Carneiro,Fernando Pessoa, Luís de Montalvor, Almada Negueiros e até o brasileiro Ronald de Carvalho, todos com o objetivo de revolucionar e de atualizar a cultura portuguesa no cenário europeu.Apresentando semelhança com o modernismo brasileiro no que se refere, principalmente, à literatura, o movimento, em Portugal, surgiu com uma poesia alucinada, provocadora, irritante, com o intuito maior dedesestabilizar a ordem política, social e econômica reinante na época.
Fernando Pessoa –HETERONIMOS
No dia 8 de março de 1914, Fernando Pessoa explodiu em três diferentes poetas: ummestre bucólico (Alberto Caeiro), um neoclássico estóico (Ricardo Reis), e um poeta futurista (Álvaro de Campos). E foi de onde pôde afirmar: “E tudo me parece que fui eu, criador de tudo, o menos queali houve”.
Alberto Caeiro

O Pai dos heterônimos, o “mestre”. Aquele cuja poesia mais se aproximou da do próprio Fernando Pessoa, por encontrar no sentir a base mais sólida de seviver. Para o mestre, o que importava era viver o mundo, era nele estar presente, sem querer saber o porquê de estar-se ali naquele momento, sem interrogar-se do que se vive. Entretanto – eis a grandecontradição do mestre – tendo consciência do que se está e do que se é.
Para Caeiro, o objetivo era aprender a desaprender, aprender a não pensar, a silenciar a mente, a somente viver ocontato direto com a realidade que se tinha à frente, palpável. A vida para ele era o puro sentir.
3.2 Ricardo Reis

A veia clássica dos heterônimos de Fernando Pessoa. Monarquista,...
tracking img