Modernismo português e orpheu

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
Em Portugal, tal como em quase todos os países da Europa, o séc. XX foi um século de mudança radical pois teve grandes divergências políticas, económicas, industriais e tecnológicas entre outras, que fariam uma lista sem fim. Assim, e dada a importância do tema, considerámos que aqui não poderia faltar uma referência a Portugal no séc. XX.
A implantação da República Portuguesa foi o resultado deum golpe de estado no dia 5 de Outubro de 1910 e veio substituir a monarquia constitucional, implantando o primeiro regime republicano em Portugal. Foi também neste ano que o Governo Provisório tomou a medida controversa da separação entre o Estado e a Igreja. É também importante referir que, nesta época se alteraram os símbolos nacionais dada a Implantação da República.
A participação dePortugal na Primeira Guerra Mundial é também, naturalmente, uma referência obrigatória. Participou do lado dos Aliados, o que estava de acordo com as orientações da República recentemente formada. Neste esforço foram mobilizados 200 mil homens portugueses e as perdas chegaram aos 10 mil mortos e milhares de feridos, além de custos superiores à capacidade nacional. Começou, deste modo, a instabilidadepolítica característica de Portugal.
Seguidamente damos destaque à Ditadura e ao Estado Novo, um aspecto que veio mudar completamente a vida dos portugueses. No final da década de 20, por volta de 1928 a situação financeira de Portugal continuava em declínio e em resposta a esta situação foi chamado António De Oliveira Salazar, professor de Finanças, a quem foi entregue o destino de Portugaldurante as quatro décadas seguintes. Salazar era profundamente conservador e nacionalista. Durante este período foi restabelecida a censura, os antigos partidos políticos desapareceram com excepção do Partido Comunista Português, a trabalhar na clandestinidade, e fortemente perseguido pela PIDE, e em 1933 entrou em vigor a nova Constituição Portuguesa que admitia a existência de uma Assembleia Nacionale que basicamente concentrava todo o poder na figura de Salazar.
Durante a 2ª Guerra Mundial, ainda sobre o poder de Salazar, Portugal manteve-se neutro no conflito tendo beneficiado economicamente. Mais tarde, nos anos sessenta, Portugal sofreu um enorme fenómeno de emigração. Os destinos dos portugueses eram variados por toda a Europa e eram movidos pelo desejo de melhores condições de vida.No contexto pós-Segunda Guerra Mundial, muitas colónias de todo o mundo exigiram a independência.
As recém-nomeadas províncias ultramarinas não foram excepção e, entre 1961 e 1964, deu-se a Guerra do Ultramar/Colonial que acabou com a Independência das antigas possessões portuguesas.
Uma grande reviravolta política ocorreu em Portugal a 25 de Abril de 1974. Na madrugada deste dia, ao som dacanção ‘’ Grândola Vila Morena’’, de José Afonso, o Movimento das Forças Armadas deu início às operações planeadas e dirigidas pelo Major Otelo Saraiva de Carvalho que conduziram ao derrube do regime ditatorial e à sua substituição por um regime democrático. Todo os objectivos militares foram sendo tomados ao longo desse dia, com as
populações na rua a vitoriarem os soldados e a colocarem-lhes floresnas espingardas. Foi a ‘’Revolução dos Cravos’’, o ‘’Dia da Liberdade’’.
Tinham acabado 40 anos de ditadura: libertaram-se presos políticos, regressaram os exilados, aboliram-se a censura e a polícia política, acabou a Guerra Colonial.
-------------------------------------------------
Foram estes alguns dos principais acontecimentos marcantes no decorrer do séc. XX em Portugal que vieram amoldar, bem ou mal, a nação que hoje é. Pode dizer-se que Portugal esteve sempre na sombra da magnânime Europa Central e sempre procurou igualar-se às grandes potências mas, com grande pesar, nunca conseguiu fazê-lo.

Orpheu

Orpheu foi uma Revista Trimestral de Literatura editada em Lisboa. Apenas teve dois números publicados, correspondentes aos primeiros dois trimestres de 1915, sendo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A revista Orpheu e a revista Presença no Modernismo Português
  • Modernismo Portugues
  • Modernismo portugues
  • Modernismo Português
  • Modernismo portugues
  • MODERNISMO PORTUGUES 1915
  • Contexto histórico do modernismo português
  • Fernando pessoa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!