Modernismo no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4211 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 – As vanguardas europeias
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Antecederam a semana de arte moderna, roram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo,expressionismo e surrealismo.
1.2 - As cinco principais correntes vanguardistas
As cinco principais correntes vanguardistas foram: cubismo (1907), futurismo (1909), dadaísmo (1916), expressionismo e surrealismo.

Cubismo (1907):
Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e se expandido para a literatura ea poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinairee. É considerado o mais influente deste período.

Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeusdesde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. 

O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo.

Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.
O Cubismo divide-se em três importantes fases:cezanniana ou primitiva, analítica e sintética.
• Cubismo pré-analítico ou Cubismo Cézanniano (entre 1907 e 1909) - é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela forte presença das obras de Paul Cézanne.
• Cubismo analítico (entre 1910 e 1912) - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas; fase marcada pela união dos trabalhos criadosseparadamente por Picasso e Braque.
• Cubismo sintético (entre 1913 e 1914) - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis. 
Cubismo no Brasil
Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. Muitos pintoresbrasileiros foram influenciados pelo movimento e apresentaram características do cubismo em suas obras. Neste sentido, podemos citar os seguintes artistas: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.
Futurismo (1909): O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poetaitaliano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Esta corrente desprezava explicitamente todo padrão moral, bem como os valores que permaneceram no passado. Ela primava por um novo paradigma estético, o qual deveria seguir parâmetros fundados na celeridade temporal, no engrandecimento dos combates e, consequentemente, na recorrência à força.
Características do Futurismo:
Desvalorização da tradiçãoe do moralismo;
Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
Propaganda como principal forma de comunicação;
Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenasdeformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;

Dadaísmo (1916): surgido em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os dadaístas são contra as teorias e ordenações lógicas. 

Expressionismo: Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XX, com características...
tracking img