modernismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Modernismo no Brasil
(1° 2° e 3° geração)



















Isabela Vaz,

O movimento Modernista no Brasil começou no início do século XX, englobavamanifestações vanguardistas como o Futurismo (rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência), o Super-realismo (questionava ascrenças culturais) e o Dadaísmo ( o seu objetivo era fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época) e tinha como objetivo principal a liberdade e indicar a necessidade de renovaçãoartística. Desejava o rompimento com o tradicionalismo, a libertação estética, a experimentação constante e a independência cultural do país, já que todo a parte artística era uma imitação dos exemploseuropeus.
Visto como um movimento literário, é interessante resaltar que sua base encontra-se nas artes plásticas, tendo a pintura com um maior enfoque.
Suas características foram de encontro com areceita já existente de arte na época, a burguesia sai de cena para entra as ações do cotidiano. Os artistas modernistas valorizavam a liberdade de expressão, a inclusão da rotina e do dia-a-dia, umalinguagem espontânea, na qual unia a língua culta com a popular adotando um estilo mais simples e que aceitava de certa forma erros gramaticais, novas técnicas de se escrever, como a eliminação dapontuação, uso do fluxo de consciência que é um monologo interior, o verso livre, uma enumeração caótica, que era o acúmulo de palavras que não possuíam uma ligação evidente e a desconstrução dos nexos, umexemplo é o texto Coca Cola de Décio Pignatari.
Este é um movimento dividido em três fases.
A primeira fase se passa no ano de 1922 com a Semana da Arte Moderna que ocorreu no Teatro Municipalde São Paulo e por influencia do artista Di Cavalcanti.
O objetivo era mostrar as novas tendências artísticas para que o Brasil pudesse enfim, ter sua própria identidade cultural sem estar baseada...
tracking img